21/09/2020 10h58 - Atualizado em 21/09/2020 10h59

‘Projeto de Vida’ é tema de live em escola de Cariacica

A ação foi realizada pelo Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professora Maria Penedo.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professora Maria Penedo, em Cariacica, realizou um bate papo virtual com os alunos, cujo tema foi “Qual é seu projeto de vida?”, que contou com a participação da sargento Roseane Do Carmo, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). 

Roseane Do Carmo conta que um policial militar a inspirou, ainda quando era criança, a seguir a mesma carreira. Hoje sargento da PMES, ela guarda a lembrança do dia em que o homem ajudou a família dela durante uma ação de reintegração de posse. “Com essa história já divulgada em uma rede de televisão, achamos interessante o depoimento da sargento, que muito contribuiria para nossos alunos se inspirarem e se motivarem a persistir na caminhada de estudos e vida profissional”, disse a pedagoga Weslane Lopes.

"Projeto de Vida" trata-se de uma disciplina das escolas de Tempo Integral, que trabalha a motivação dos desejos futuros dos estudantes. “Trabalhar com projetos de vida na escola é um complemento importante à personalização do ensino. Uma vez que a equipe escolar já saiba quem são os seus jovens, então é preciso descobrir aonde eles querem chegar, para ajudá-los e orientá-los em busca da realização de seus sonhos”, completou Weslane Lopes.

Uma das alunas que participou da live foi Mikaelly de Oliveira da Silva Marin. “Eu achei a live muito inspiradora. A sargento mostrou que mesmo que você pareça ser fraca, o desafio é nunca desistir dos sonhos, do que você tanto deseja. Não abaixe a cabeça e, sim, a levante, porque isso vai te mostrar que você é capaz de realizar aquilo que você projeta”, disse a estudante.

A história

Quando ainda era uma criança, a família de Roseane Do Carmo se instalou no bairro Itaquari, em Cariacica. Na época, a mãe havia deixado o município de Baixo Guandu, no norte do Estado, levando os quatro filhos, após uma ameaça do marido. Na Região Metropolitana, onde tentavam um recomeço, eles foram despejados duas vezes. A segunda foi durante uma ação de reintegração de posse.

Roseane Do Carmo lembra que, durante o despejo, um policial permitiu que a família retirasse o barraco de madeira em que viviam. E foi aí, embora ainda pequena, que ela sentiu que aquela atitude deixaria um legado. "Aquilo me marcou. A partir daquele dia, eu quis ser policial militar. Quis contribuir para a sociedade dessa forma", declarou a sargento.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI