Projeto LabCAM leva educação científica sobre microplásticos a escola da Serra
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Clotilde Rato, localizada no município da Serra, recebeu a ação “LaBCAM na Escola: Detetives da Poluição Marinha”, desenvolvida pelo Laboratório de Biologia Costeira e Análise de Microplásticos (LaBCAM), vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A iniciativa promoveu atividades de análise e reflexão sobre o impacto dos microplásticos em diferentes ecossistemas, aproximando a pesquisa científica universitária do contexto escolar.
As atividades foram realizadas com turmas da 1ª série do Ensino Médio, durante as aulas de práticas experimentais de Ciências da Natureza, com duração média de 50 minutos por turma. A programação foi estruturada em dois momentos principais, combinando abordagem teórica e práticas investigativas inspiradas em metodologias reais de laboratório.
No primeiro momento, os estudantes participaram da palestra “O Oceano Invisível”, realizada no auditório da escola. A apresentação trouxe imagens e exemplos reais da poluição marinha, com ênfase nos microplásticos, além de explicações sobre o conceito de bioindicadores e o papel de organismos como mexilhões e moluscos na avaliação da saúde dos ecossistemas.
Na etapa prática, os alunos participaram de um circuito de estações temáticas, atuando como “detetives da poluição”. Com o apoio dos pesquisadores do LaBCAM, que levaram amostras reais e equipamentos ao ambiente escolar, os estudantes realizaram atividades de triagem de microplásticos com lupas e pinças, observaram organismos microscópicos ao microscópio, conheceram métodos laboratoriais de processamento de amostras e compreenderam a importância da biometria de organismos bioindicadores na pesquisa ambiental.
Os resultados pedagógicos evidenciaram uma ampliação significativa do entendimento científico dos estudantes sobre os microplásticos e seus impactos nos ambientes naturais. A ação favoreceu a integração interdisciplinar entre Biologia, Química e Geografia, estimulou o pensamento crítico e investigativo e despertou o interesse dos alunos pela ciência e pela sustentabilidade, além de promover reflexões sobre hábitos de consumo consciente.
“A presença do LabCam na escola foi uma experiência incrível! A visita foi extremamente enriquecedora, os alunos aprenderam na prática, sobre os microplásticos e seus impactos no meio ambiente, despertando curiosidade, consciência ambiental e paixão pela ciência”, disse a professora NIcoly Gomes Covre.
“Achei muito legal, muito interessante, consegui aprender muito bem sobre os microplásticos, como que são encontrados e pude perceber que a maioria das vezes no nosso cotidiano a gente consegue encontrar os microplásticos em tudo, seja no ar, em diversos locais. Achei muito interessante e aprendi bastante”, disse a estudante Ana Clara Cruz.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707