Sedu vai realizar Avaliação Diagnóstica 2023 – 2ª Edição
Todos os estudantes da Rede Pública Estadual matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental até a 4ª série do Ensino Médio vão participar da avaliação.
A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), vai realizar a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2023 – 2ª Edição, entre os dias 26 de julho e 04 de agosto. Serão avaliados todos os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental até a 4ª série do Ensino Médio. A avaliação será por meio da Plataforma Avaliação e Monitoramento da Educação Básica do Espírito Santo.
Os resultados da avaliação não são utilizados para atribuir nota aos estudantes, mas para realizar o levantamento da situação do estudante em relação às aprendizagens desenvolvidas e ao currículo proposto. Dessa forma, a avaliação tem o objetivo de diagnosticar as aprendizagens/habilidades desenvolvidas e as que ainda não foram consolidadas pelos estudantes, visando a nortear o planejamento, as ações e a subsidiar as propostas de intervenções pedagógicas das equipes escolares.
“A participação de todos os estudantes é fundamental para que os professores tenham um diagnóstico mais fidedigno das aprendizagens do estudante e, com isso, possam auxiliá-lo com as habilidades que eles precisam desenvolver durante o período letivo”, ressaltou a gerente de Avaliação da Sedu, Ivia Sampaio Zambom.
Nesta 2ª Edição da Avaliação Diagnóstica 2023, também será aplicado o Questionário do Estudante aos alunos dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio. O questionário inclui questões de Autoavaliação Socioemocional.
Diretrizes Operacionais e Pedagógicas
Para facilitar a socialização das orientações sobre a Avaliação Diagnóstica 2023 – 2ª Edição, a Sedu elaborou as Diretrizes Operacionais e Pedagógicas da Avaliação Diagnóstica 2023, que servirão como documento norteador durante todo o processo de avaliação.
Na primeira parte desse material, constam as Diretrizes Operacionais, indicando o público-alvo, a estrutura da avaliação, a logística de aplicação e as atribuições das equipes envolvidas. A segunda parte é constituída pelas Diretrizes Pedagógicas, que detalha o processo de construção dos instrumentos que compõem a Avaliação e as informações sobre a análise dos resultados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888