10/09/2021 15h06

Setembro Amarelo inspira escola a criar projeto

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Almirante Barroso, localizada em Vitória, criou a campanha “A flor da pele”, em alusão ao Setembro Amarelo. A ação visa a envolver os projetos desenvolvidos nas aulas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades.

Foram fixados, nos murais da escola, painéis que refletem a temática do Setembro Amarelo. Em um deles, a partir de uma frase sobre os dias de sol e chuva, instiga-se uma reflexão sobre a possibilidade de as pessoas poderem estar felizes em qualquer um desses dias, uma vez que não é o clima o que necessariamente vai definir os sentimentos e as emoções humanas.

Um outro painel, denominado “Emoções climáticas, sentimentos!”, a partir de uma publicação que foi vista em redes sociais, propõe uma compreensão sobre a importância do uso responsável das informações que são publicadas nas plataformas digitais, demonstrando que isso pode ajudar nos momentos em que tudo parece muito difícil. As imagens com as emoções representadas de forma climática demonstraram uma conexão entre o ser humano e a natureza, por meio de desenhos simples, mas profundos.

Outro painel mostra um diálogo entre dois seres humanos, expondo como a grande maioria dialoga quando os sentimentos estão confusos. Além disso, há várias frases pela escola que possibilitam a interação dos alunos com mensagens instigadoras, transmitidas por meio de palavras simples.

A exposição apresenta mensagens que trazem reflexões pertinentes, de forma implícita, possibilitando a diversidade de leitura e a compreensão de todos os que percorrem o espaço escolar.

Segundo a professora Neuza Soares Carneiro, que coordenou a exposição junto aos alunos, o momento foi de muito engajamento, protagonismo, alegria e sentimento de pertencimento ao espaço da escola. "O retorno imediato da comunidade escolar durante todo o processo, de fato, emocionou os alunos envolvidos na ação. Eles ficaram felizes por terem atingido o objetivo, que é trazer essa temática do Setembro Amarelo de forma lúdica, simples, respeitosa e, acima de tudo, humanizada”, disse.

A campanha também já está sendo visitada por alguns responsáveis dos alunos, demonstrando apoio à iniciativa.

Os projetos coordenados pela professora Neuza Soares Carneiro e envolvidos na campanha “A flor da pele” são: Mídias e Redes Sociais, Projeto Musicando, Projeto Dialogando Saberes, Projeto Intercâmbio de Saberes e o Projeto Clube dos Desenhos.

Sobre o Setembro Amarelo: https://www.setembroamarelo.com/

Informações à Imprensa: