15/04/2019 10h48 - Atualizado em 15/04/2019 14h08

Voluntários contribuem para a aprendizagem dos alunos em Escolas de Tempo Integral

Membros da escola e da comunidade monitoram grupos de estudos em escola de Vitória.

Como voluntários, estagiários, funcionários e pais de alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, fazem parte das aulas da disciplina de Matemática através do projeto “Êxito das Comunidades de Aprendizagem - Grupo Interativo”. No projeto, eles colaboram com a aprendizagem dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio.

O professor responsável, Roque Borgo Andreão, contou como a metodologia funciona. “Consiste no agrupamento dos alunos de uma classe em subgrupos de quatro ou cinco. Cada grupo é tutorado por uma pessoa adulta da escola ou da comunidade, que, voluntariamente, entra em aula para favorecer as interações de aprendizagem”, contou Roque.

Os voluntários atuam de forma a manter a organização de cada grupo. O professor Roque, por exemplo, estabeleceu 15 minutos para a resolução de cada problema de matemática. Além de cronometrar o tempo, eles ficam responsáveis em recolher as atividades dos alunos e entregar ao professor.

Os grupos interativos também serão aplicados nas demais disciplinas e turmas do Ensino Médio.

Escola Conde de Linhares

Para que a formação dos estudantes se efetive de forma autônoma, solidária e competente, foi aplicada a metodologia ‘Grupos Interativos’, com os alunos da Escola em Tempo Integral Conde de Linhares, de Colatina.

A ação, realizada com uma turma da 3ª série do Ensino Médio, se deu na disciplina de Filosofia, coordenada pelo professor Gleidson Roberto Margotto. “Os conteúdos tratados suscitavam discussões acerca da ética e moral elencando aspectos das normas morais e normas jurídicas, bem como sua aplicabilidade num mundo contemporâneo e diverso em relação aos âmbitos sociais, econômico, político e cultural”, disse Gleidson.

O desenvolvimento contou com voluntários que fazem parte da equipe e comunidade proporcionando aos estudantes, por meio de sua formação acadêmica e cultural, pistas que favoreceram a resolução de questões da disciplina.

“As impressões extraídas foram muito positivas no sentido de perceber o entusiasmo dos estudantes, a forma como estes relataram terem acontecido as discussões e, finalmente, a participação e apoio dos voluntários”, finalizou o professor.

Texto: Soraia Camata

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