Projeto ‘A voz do coração’ promove inclusão em escola de Irupi
Alunos com deficiência formam grupo musical na Escola Bernardo Horta.
A música é um instrumento de inclusão, diversão e aprendizado. Pensando nisso, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Bernardo Horta, em Irupi, desenvolveu ao longo deste ano letivo o projeto musical “A Voz do Coração”. As atividades resultaram na formação de um grupo musical com teclado, violão, chocalho, pandeiro, cajon, escaleta e ukulele.
Os alunos com deficiência que estudam na unidade aprenderam postura vocal e a tocar um instrumento de acordo com a evolução de cada um. A dinâmica auxiliou no desenvolvimento da oralidade dos alunos, atenção, coordenação motora, memorização e descoberta de diversas habilidades.
“O essencial nesse projeto é que eles sejam felizes e que cada um faça o seu melhor e que isso seja respeitado por todos. Aqui não temos especialistas que vão informar o que cada um é capaz de aprender, aqui descobrimos juntos as potencialidades de cada um e tentamos ajudá-los a desenvolvê-las. O nome do projeto surgiu justamente por indicar que, quando se canta ou se toca com o coração, nunca se desafina, ou seja, nunca se erra”, disse a professora de Língua Portuguesa, Valdilene de Castro Souza.
A aluna Gabriella Vitória da Silva Messias destacou: “eu gosto muito desses momentos, pois a gente se diverte muito e aprende também”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br