07/10/2024 14h21

Ações de inclusão: escolas da Rede Estadual de Ensino desenvolvem atividades voltadas às pessoas com deficiência

As escolas Clóvis Borges Miguel, Zuleima Fortes Faria e Honório Fraga realizaram projetos durante o mês de setembro.


Buscando sensibilizar os alunos sobre a inclusão de pessoas com deficiência e também sobre a importância da saúde mental, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Clóvis Borges Miguel, localizada na Serra, incentivou os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio a criarem produções audiovisuais de 60 a 90 segundos abordando esses temas. O desenvolvimento incluiu etapas como pesquisa, roteirização, gravação, edição e apresentação dos vídeos à comunidade escolar.

Os estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a inclusão e saúde mental de forma prática e colaborativa. O processo de criação audiovisual também os desafiou a aplicar habilidades técnicas e refletir criticamente sobre a realidade de pessoas com deficiência e o impacto da saúde mental na vida cotidiana .

“Acredito que, mais do que cumprir uma tarefa, os alunos entenderam a importância de promover um ambiente inclusivo e acolhedor para todos. Isso reforça nosso papel como educadores em formar cidadãos conscientes e empáticos. O resultado reflete não só o aprendizado técnico, mas também o crescimento humano de cada um deles, e isso nos deixa imensamente felizes e orgulhosos", comentou o professor do Atendimento Educacional Especializado Eduardo Henrique de Souza Machado.


Inclusão na Rede


Além da Clóvis Borges Miguel, outras escolas da Rede Estadual de Ensino abraçaram a causa da luta pela inclusão das pessoas com deficiência e desenvolveram atividades voltadas ao tema.

A EEEFM Zuleima Fortes Faria, localizada em Guarapari, realizou uma série de atividades com o objetivo de promover a reflexão sobre inclusão, diversidade e superação de desafios. Os estudantes participaram de uma mostra de filmes que abordam a temática e de uma roda de conversa com especialistas, o que gerou discussões ricas e engajadas. Também foi realizada a construção de um painel tecnológico com as sugestões dos alunos de como tornar a escola um ambiente mais inclusivo.

Na EEEFM Honório Fraga, localizada em Colatina, com a orientação dos professores de Educação Especial, os estudantes protagonistas coordenaram ações como o acolhimento aos estudantes, a confecção de painéis informativos sobre a temática da inclusão, visita pedagógica à Associação Colatinense de e para a Pessoa Portadora de Deficiência Visual (ACDV), oficinas de esportes adaptados com destaque para participação no Festival Paralímpico – Loterias Caixas, apresentações culturais com estudantes cegos e produção do podcast denominado “Vozes da inclusão”.

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