09/10/2019 10h50

Alunos aplicam conhecimentos de Matemática e Química em experimento cientifico

Segundo os professores, aplicar na prática os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, torna o processo do conhecimento mais dinâmico.

Alinhando conhecimentos de Matemática e Química, os professores da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Sirena Rezende Fonseca, em Alegre, Thiago Cézar de Pádua Rosa e Eni Barbosa Russo, desenvolveram um projeto que proporciona aos estudantes trabalhar porcentagem, unidade de massa e reações químicas, através da incrustação de insetos mortos em resina.

Durante a ação, os estudantes deveriam misturar resina e catalizador ao inseto para que, deste modo, houvesse o processo de incrustação. Contudo, para que o experimento obtivesse êxito, segundo o professor Thiago Cézar, foi necessário trabalhar com uma balança de precisão e aplicar na prática os conhecimentos matemáticos pré-desenvolvidos em sala de aula sobre números fracionados e proporções.

A professora Eni Barbosa Russo defendeu o uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs), pois poderia haver contato de algum dos reagentes químicos com a pele ou olhos dos estudantes. “O contato visual com a reação de endurecimento do material é uma forma de tornar palpável os conceitos discutidos ao longo do último trimestre”, afirmou a professora de química. 

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI