30/06/2023 11h32 - Atualizado em 30/06/2023 16h17

Alunos produzem sabão ecológico

Em uma das escolas o produto foi produzido nas aulas da disciplina Práticas Experimentais.

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Trindade de Oliveira, localizada em Ibatiba, produziram sabão ecológico, nas aulas da disciplina Práticas Experimentais.

Para a produção do sabão foram passadas orientações, apresentações de receitas e exibição de vídeos, referentes ao preparo de sabão caseiro com óleo de cozinha usado.

Os alunos ajudaram no preparo dos recipientes e no processo de embalagem dos cubos de sabão, juntamente com o professor Amauri Amorim. "Foi um dia de muito trabalho, com humildade, respeito, envolvimento, zelo, cuidado e participação dos alunos. Novos aprendizados compartilhados e construídos para todos", disse o professor.

Escola Pedro de Alcântara Galvêas

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pedro de Alcântara Galvêas, localizada em Dores do Rio Preto, participaram, na última sexta feira (23), de uma feira livre do município, com a venda de sabão ecológico produzidos por eles.

A ação ocorreu a partir de uma miniempresa construída dentro da escola, em que os alunos anotam o fluxo do caixa, o estoque e as despesas, tendo ciência do lucro que o projeto está adquirindo. Toda a renda arrecadada será revertida para uma instituição de caridade que será escolhida pelos próprios alunos no final do projeto.  

As atividades fazem parte do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat). “O Pipat tem sido uma diferença este ano na nossa escola. Fui aluno ano passado, mas não finalizei os estudos e essa novidade tem sido muito benéfica para nós. Vejo isso como um incentivo, tanto para continuar frequentando as aulas quanto para concluir o curso e ter essa experiência como continuidade na vida”, disse o estudante Rafael Cabral.

Todo o processo da produção do sabão, desde a coleta de óleo nos comércios locais, a confecção, rotulagem e embalagens são feitos pelos alunos, com o apoio da professora Danielly Biundini.

“O projeto tem feito total diferença. Por meio dele, os alunos têm aprendido diariamente sobre as oportunidades presentes no território em que estão inseridos. Os alunos estão tendo a oportunidade de aprender com o projeto, acessar diariamente a plataforma do estudante e colocar as atividades em dia. Isso só tem sido possível graças à colaboração da equipe. Está sendo maravilhoso ver os alunos empolgados, frequentes e com motivação para concluir os estudos”, disse Danielly Biundini.

Pipat

O Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat) é um componente do currículo da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, desde 2021 e tem como objetivos promover o senso de pertencimento e estabelecer uma relação entre a comunidade escolar e o território local.

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