Alunos internos de Linhares realizam projeto em comemoração ao Dia da Consciência Negra
A iniciativa buscou resgatar a cultura afro-brasileira e fomentar reflexões sobre a diversidade.
Estudantes internos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL), que têm como unidade de referência a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Manoel de Abreu, localizada no município de Linhares, realizaram, entre os dias 17 e 20 de novembro, o projeto “Consciência não tem cor”. A iniciativa buscou resgatar a cultura afro-brasileira e fomentar reflexões sobre a diversidade.
Durante a realização da ação, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que acontece anualmente em 20 de novembro, os alunos participaram de oficinas de artesanato, incluindo a confecção de máscaras africanas, arte com papelão e mandalas em bonecas afrodescendentes. Além disso, apresentações culturais, abrangendo dança, interpretação de personalidades negras, roda de capoeira, teatro, puxada de rede e a participação do "Grupo Musical Cantarolar", também marcaram o evento.
A pedagoga escolar Gilcélia Santos Guimarães destacou que a iniciativa promoveu o respeito à diversidade e se destaca por combater formas de discriminação e proporcionar uma plataforma para a expressão cultural dentro do ambiente prisional. "Em meio à diversidade de valores e culturas, buscamos repensar nossas ações diante do desrespeito aos afrodescendentes, historicamente discriminados em suas raízes e manifestações", frisou Gilcélia Santos Guimarães.
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705