21/02/2020 09h56 - Atualizado em 21/02/2020 09h57

Aula de Geografia desperta interesse de alunos com brincadeiras e interações

Centrada na ideia de que é preciso inovar e criar caminhos diferentes nos processos de formação de estudantes da Educação Básica e, partindo do pressuposto da necessidade do estudante interagir ativamente com os objetos de ensino para transformá-los em aprendizagens significativas, estão sendo desenvolvidas nas aulas de Geografia do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier) de Águia Branca, durante as semanas de diagnose, aulas e atividades diagnósticas diferenciadas, a partir do conhecimento prévio dos estudantes, o que se torna uma excelente ferramenta para auxílio na compreensão de conteúdos.

Uma das atividades para atrair a atenção é uma ‘competição de perguntas e respostas’ entre duplas de alunos. Cada estudante sorteia uma ficha em que contém perguntas referentes a conteúdos já trabalhados e o aluno que erra acaba tendo que “levar” farinha no rosto, tornando a atividade um momento de aprendizado e diversão. “Esse trabalho auxilia no aprendizado, pois nos motivam mais a estudar e nos ajudam a revisar conteúdos já estudados, além de deixar a aula mais dinâmica e divertida”, afirmou a aluna da 2ª série do Ensino Médio Dhenifer Julia Gera Maso.

Já o aluno do 9° ano do Ensino Fundamental Mateus Armani Cândido afirma que “é de fundamental importância que as aulas sejam dinâmicas, pois desperta o interesse entre as turmas. Um exemplo são as aulas de Geografia, em que a professora propõe aulas e avaliações descontraídas, o que acaba prendendo a nossa atenção. Por esses aspectos, é importante a colaboração de todos, para que tenhamos mais aulas e avaliações diversificadas ao mesmo tempo em que os conhecimentos são transmitidos”, disse.

Para a professora de Geografia Livia Israel Ferreira, as aulas e atividades diferenciadas permitem estimular diferentes formas e o aprendizado atinge uma maior quantidade de estudantes dentro da heterogeneidade da turma. “Essa metodologia representa um importante complemento para conteúdos já abordados e revisados, despertando certos estímulos inibidos pelo trabalho rotineiro de sala de aula. Durante a execução da atividade, foi possível perceber a animação e a empolgação, despertando um maior interesse por parte dos estudantes e uma maior motivação por parte da professora, sendo a atividade benéfica para ambas às partes”, disse a docente.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI