20/05/2020 16h38 - Atualizado em 20/05/2020 16h43

Aulas on-line de Geografia aproximam alunos e professor em escola de São Mateus

No Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta, em São Mateus, uma parceria tem possibilitado a continuidade da aprendizagem. O professor de Geografia da unidade, André Novais, e os alunos da escola, sobretudo os do Ensino Médio, se uniram em diferentes plataformas digitais para garantir o foco nos estudos com a interação virtual.

A aula que, neste momento, não está sendo presencial devido às medidas de distanciamento social para a prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), tem dia e horário marcado com ele. É tudo on-line pelo Google Meet, ferramenta disponibilizada na Sala de Aula Virtual, do Programa EscoLAR. Neste espaço, o professor "encontra" virtualmente a turma, gera a sensação ainda maior de proximidade e, além de explicar conteúdos, tira dúvidas durante as explicações. "Os alunos que não conseguem assistir naquele momento podem conferir o material depois, pois deixo tudo gravado à disposição deles no drive", afirmou o professor.

Mas, aquelas conversas entre alunos e professor no corredor da escola, antes ou depois das aulas, que sempre ajudam a aprender ainda mais sobre o conteúdo? Elas ainda acontecem, mas no grupo do WhatsApp que o André Novais criou para conversar com os estudantes. "Por ali, eles tiram dúvidas. Acabo criando, mesmo que de forma um pouco caseira, os podcasts, por meio dos áudios que envio com reflexões de determinado temas ou assuntos que estejam na mídia, entre outros", disse.

O professor destaca que essa é uma forma para que o conteúdo de sala de aula ganhe ainda mais peso, além das aulas que as turmas acompanham por canal aberto na TV e por meio dos vídeos produzidos em sua casa e publicados em canal do YouTube. "O foco desse processo de interação nas redes sociais, neste momento, é o Ensino Médio, especialmente os alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, também, por terem mais maturidade para lidar com estes tipos de atividades, sozinhos. Mas o objetivo é levar para as demais séries e para o Ensino Fundamental, mesmo sendo mais desafiador", contou.

Novais destaca que a interação com os estudantes teve início ainda durante a semana de recesso escolar, antes das Atividades Pedagógicas Não Presenciais começarem efetivamente. Dialoguei com os alunos durante uma live e foi muito bacana, pois eles estavam na expectativa de como tudo seria, especialmente entre os estudantes do último ano do Ensino Médio, que estão se preparando para o Enem neste período", explicou.

 Texto: Geiza Ardiçon

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