04/12/2024 10h49 - Atualizado em 04/12/2024 10h58

Escola de Afonso Cláudio apresenta projeto sobre o ciclo de vida de uma estrela

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada no município de Afonso Cláudio, apresentou, na última sexta-feira (29), o projeto “Céu Aberto: Tornando o Céu Estrelado Acessível a Todos”. A iniciativa tem como premissa permitir que crianças e pessoas com deficiência explorem o universo, por meio de uma experiência sensorial.

Idealizada pela professora de Ciências Keila Camporês, a mesa tátil representa, de maneira didática, o ciclo de vida de uma estrela. “Com texturas que variam de acordo com o tipo de estrela, diferenciação de temperaturas e plaquinhas com descrições em Braille, a mesa proporciona uma verdadeira viagem pelo cosmos. Essa abordagem não só facilita a compreensão do conteúdo científico, mas também promove a inclusão, tornando a Astronomia acessível e envolvente para todos os participantes”, afirmou.

Keila Camporês explicou ainda que, além de despertar o interesse dos estudantes pelas ciências, o projeto mostrou resultados amplos e diversificados, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e competências aplicáveis em diversas áreas. Ela destacou que a iniciativa reafirma o compromisso da escola com a educação inclusiva e inovadora, conectando ciência, cultura e imaginação em uma experiência que encanta e educa.

Por fim, a professora destacou que o projeto também foi apresentado na 7ª Mostra de Astronomia do Espírito Santo (MAES), realizada nos dias 28 e 29 de novembro, em Guarapari, onde conquistou o 2º lugar na categoria Ensino Fundamental, evidenciando o impacto pedagógico e a relevância da iniciativa.

“Quando propus este trabalho, o objetivo era ir além do conteúdo tradicional das aulas. Queria proporcionar aos meus alunos uma oportunidade de vivenciar o universo de forma prática, reflexiva e colaborativa”, compartilhou, entusiasmada, a idealizadora.

A estudante Yasmim Seidler contou que a experiência foi transformadora: “Eu gostei muito de aprender sobre astronomia porque a gente entende mais sobre o universo, especialmente o nosso projeto, que fala sobre o ‘Ciclo de Vida das Estrelas’. Eu me senti como uma cientista, explorando algo novo”.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI