13/05/2022 10h47

Escola de Afonso Cláudio promove projeto interdisciplinar ‘Faces, Vozes e Raízes’

Atividades foram realizadas pelos professores de Ciências Humanas.  

 

Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado no município, participam da reativação do Núcleo de Humanas, com a abertura do projeto interdisciplinar “Faces, Vozes e Raízes”realizado pelos professores da área de Ciências Humanas. 

A atividade foi realizada na última semana e contou com a apresentação de um poema escrito pelo aluno do 9º ano Pedro Arthur Clemente Roriz, além da palestra com a militante e ativista do Movimento Negro, Noemi Dandara, com o tema: “Empoderamento e Luta por Igualdade”. A ação contou ainda com a apresentação cultural realizada por alunos de diversos anos/séries e, o fechamento das atividades do dia, com uma apresentação cultural realizada pela banda local AFCria. 

O projeto “Faces, Vozes e Raízes” tem como objetivo promover a valorização da história e cultura afro-brasileira para os alunos e a comunidade escolar, com o intuito de reduzir a prática do racismo e o preconceito na escola, além de promover o respeito às diferenças. O projeto teve início em abril e vai até o mês de novembro. A proposta é que sejam construídas atividades mensais voltadas para o objetivo proposto. 

O aluno Pedro Arthur, do 9º ano, elogiou as atividades realizadas pelo projeto na escola e considerou a ação muito importante para a sociedade. “Deveriam fazer mais projetos assim nas escolas e nessa também”, disse ele. 

“Achei um projeto muito gratificante, de tremendo peso para a escola. Se fosse aplicado mais esse tema na sociedade, teríamos uma sociedade menos racista. O certo era as pessoas prestarem atenção na mensagem que a apresentação teve para levar para a vida, o racismo pra quê? Os negros também têm voz”, destacou o aluno Guilherme de Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio.

O diretor da unidade escola de Afonso Cláudio, Júlio César da Silva, salientou que o tema é importante para que se possa compreender melhor todo o processo cultural afro-brasileiro. “E, desta forma, aprendendo a respeitar a diversidade cultural e a promover a disseminação da cultura afro no contexto escolar", pontuou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI