Escola de Alegre promove grupo de estudo sobre negritude e racismo
Durante o encontro, os alunos produziram cartazes, podcasts e infográficos, tendo como base uma educação antirracista.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ana Monteiro Paiva, localizada no município de Alegre, realizou, nesta quarta-feira (05), um grupo de estudo relacionado à negritude e ao racismo. O objetivo da ação foi incentivar o debate e a reflexão dos estudantes, dando enfoque sobre a negritude e as consequências em torno do racismo.
Durante o encontro, foi realizada uma roda de conversa para discutir questões relativas ao racismo. Além disso, foram promovidas atividades práticas, como a produção de cartazes, podcasts e infográficos, tendo como base uma educação antirracista, baseada nas leis 11.645/08 e 10.639/03, que tornam obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileiras e indígenas nas escolas públicas e privadas.
“O grupo de estudo assegura a implementação das respectivas diretrizes curriculares nacionais dentro do ambiente escolar. Buscamos, com isso, diminuir as ideias preconceituosas e estereotipadas em relação à população negra”, disse a diretora escolar, Amélia Jordelina Scardini Figueira.
“Estou gostando muito, pois sempre têm coisas novas e, por meio do diálogo e das rodas de conversa, podemos expressar nossas ideias, além de nos permitir entrar em contato com ideias diferentes. E nos indaga sermos sempre melhores”, disse o estudante Estêvão Silva Baudson.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888