Escola de Alto Santa Maria apresenta cultura pomerana durante as aulas
Alunos do 1º, 2º e 3º anos tiveram contato direto com um acervo histórico da época da imigração.
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fazenda Emilio Schroeder, em Alto Santa Maria, aprenderam sobre a cultura pomerana em visita ao “Memorial Pomerano Waiands Huus”. Como proposto no plano de estudo cujo tema central é cultura das famílias, os alunos do 1º, 2º e 3º anos tiveram contato direto com um acervo histórico da época da imigração.
O imóvel é da década de 50 e todos os cômodos são mobiliados com utensílios típicos pomeranos. Há ainda utensílios domésticos, ferramentas de lavoura com mais de cem anos e louças que fizeram parte do cotidiano da cultura. Marineuza Waiandt é a proprietária do museu e foi a primeira professora habilitada da comunidade.
No local, ela recebe os visitantes vestida com roupas típicas, apresenta os cômodos da casa e explica função e contexto histórico dos utensílios utilizados em cada ambiente. No final do passeio pela casa, Marineuza reúne todos na sala para contar uma história na língua pomerana. O memorial Waiands Huus é uma forma de manter de pé a cultura e motivo de orgulho para a família Waiands.
A iniciativa da visita partiu das professoras Solange Conradt, Vencela Schulz, Rozineth Schaffelen, Edeltraudt Gums com a pedagoga Neilla Azevedo e a coordenadora Marli Scheunemam. “O momento foi planejado como forma de resgatar, valorizar e garantir a continuidade da cultura pomerana”, disse a pedagoga Neilla Azevedo.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br