Escola de Barra de São Francisco promove atividades de cartografia social
![](/Media/sedu/_Profiles/c4d8c6e6/982b8e1d/IMG-20240416-WA0004-1.jpg?v=638491120103946130)
Objetivo da ação foi levar os estudantes a criarem o próprio mapa dos territórios onde vivem.
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da unidade escolar de referência da Penitenciária Regional de Barra de São de Francisco, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, localizada no município da Barra de São Francisco, participaram do projeto “A Arte de Cartografia Social”. O objetivo da ação foi levar os estudantes a criarem o próprio mapa dos territórios onde vivem.
O projeto também trabalhou a noção espacial, que permite identificar, analisar e problematizar os aspectos da realidade presente na escola e na comunidade. Com riqueza de detalhes, os educandos realizaram os desenhos cartográficos e em duplas fizeram a apresentação para a turma.
“A cartografia social pode ser uma ferramenta poderosa não só no ensino da linguagem cartográfica, como também em relação ao empoderamento social. Ligada às demandas coletivas e de construção participativa, a cartografia encontra-se presente na educação como proposta didática e alternativa ao ensino dos conceitos cartográficos”, ressaltou a professora de Geografia Eduarda de Paula, uma das responsáveis pela ação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707