Escola de Barra de São Francisco realiza I Ciclo Formativo de Educação em Prisões
O evento é parte do projeto REFLORESTARmentes, da Sedu.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, localizada em Barra de São Francisco, realizou, nessa terça-feira (26), o I Ciclo Formativo de Educação em Prisões, com o tema “Reflorestando Mentes Privadas de Liberdade”. O objetivo da formação foi dialogar com os servidores que atuam direta ou indiretamente nos centros educacionais sobre a atuação nesses espaços e as vivências curriculares, bem como outras temáticas relacionadas à escolarização do público privado de liberdade.
O Projeto REFLORESTARmentes, lançado pela Secretaria da Educação (Sedu) neste ano, tem como objetivo proporcionar um novo repensar e novas ações voltadas para as práticas pedagógicas nas escolas Estaduais. Com base nisto, pensou-se em uma ação voltada para a Educação em Prisões, que abrangeu cerca de 100 profissionais da Sedu e da Secretaria da Justiça (Sejus).
“O processo de escolarização para pessoas privadas e/ou restritas de liberdade ainda é um tema pouco debatido. O Espírito Santo, entretanto, vem atuando de forma estruturada e crescente na implantação e implementação das políticas públicas de acesso e permanência desses estudantes às salas de aula que estão nas prisões. É o cumprimento do que determinam as Leis de Execução Penal e de Diretrizes e Bases da Educação Nacional frente ao desafio da ressocialização”, destacou a técnica da Educação em Prisões e palestrante do encontro, Flávia Demuner Ribeiro.
“Estudar o papel da escola dentro de um ambiente de privação de liberdade possibilita que os detentos tenham acesso à educação com uma nova visão de mundo, o que possibilita sua reintegração na sociedade”, frisou o pedagogo da unidade e também um dos idealizadores da ação, Marilson Gomes Borjaille.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707