08/08/2019 14h59

Escola de Colatina trabalha 'Identidade Capixaba' em projeto

Alunos pesquisaram e produziram “mesas redondas” a respeito de temas ligados à cultura do Espírito Santo.

No intuito de ampliar o conhecimento dos estudantes acerca do Espirito Santo, o Centro Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (CEEMTI) Conde de Linhares, em Colatina, desenvolveu o projeto intitulado “Identidade Capixaba”, em que professores e alunos puderam conhecer mais o Espírito Santo.

As atividades foram divididas em quatro etapas. A princípio os alunos trabalharam em sala de aula aspectos variados do Estado, tratando de assuntos como turismo, formação do povo capixaba, disputas territoriais com Estados vizinhos e economia. Após este momento de diálogo, houve pesquisa, produção artística e escrita e, por fim, os assuntos foram levados para “mesas redondas”.

Para encerrar, foram convidados nove participantes ligados a diferentes assuntos capixabas como congo e religiosidade. Os estudantes poderiam, mediante o próprio interesse, escolher em qual mesa se inscrever ou mesmo participar de mais de uma.

A professora de História, Marina Thebaldi, lembrou que “o evento colaborou para que os estudantes conheçam melhor a formação do povo capixaba, os vários grupos que fizeram e fazem parte dessa composição além de ter uma melhor visualização das potencialidades desse território”,

Para estudante Naara Alves Martin, “o momento foi interessante porque um dos convidados da Mesa Redonda mostrou o turismo no Estado como algo acessível e não caro, como às vezes pensamos”. Outro ponto importante para ela foi a relação do turismo à ciência: “foi muito legal a parte do turismo científico que pode ser visto, por exemplo, quando as baleias migram para a costa do Espírito Santo”.

Texto: Cícero Giuri

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI