08/10/2020 12h08

Escola de Laranja da Terra incentiva conscientização ambiental durante aulas remotas

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Joaquim Caetano de Paiva, em Laranja da Terra, realizou com as séries iniciais do Ensino Fundamental, durante a realização de aulas remotas, diversas práticas diferenciadas para auxiliar o ensino e a aprendizagem dos alunos neste período de adoção das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Uma dessas atividades foi o plantio de mudas para serem entregues aos estudantes como forma de conscientização ambiental, tendo em vista a celebração do Dia da Árvore, que ocorreu no último dia 21 setembro. Foram elaboradas também atividades interdisciplinares com a temática e o retorno foi a participação ativa dos alunos e famílias nesse processo.

 No dia da entrega das APNPs, as crianças, pais e responsáveis ganharam uma muda para cada aluno cultivar em casa, fechando esse ciclo de atividades. A conscientização ambiental também fomentou o incentivo à leitura de poemas, textos informativos e vídeo sobre a importância das árvores para o meio ambiente 

Para a professora Keila Pim Cardoso, do 5º ano, “a realização desta prática foi muito importante e de grande eficácia para as aulas não presenciais. Foi percebido que essa prática despertou no aluno interesses em estar participando ativamente de todo esse processo”, disse.

“Foi muito válido e importante os alunos receberem uma muda para cuidar, pois os pais podem usar essa oportunidade para ensinar aos seus filhos valores, como respeito à natureza, aceitação das diferenças e paciência, entre outros. Basta um pouco de disposição e incentivo”, disse a coordenadora pedagógica, Gisele Christina Cabral.

A professora do 1º ano do Ensino Fundamental Zeni Clauq Henke destacou que era visível a alegria das crianças registrando o momento em que tiveram acesso à plantinha. “Tivemos a oportunidade de falar a respeito da preservação desse bem tão valioso. O ato simbólico de plantar uma árvore deve ser encarado pelas crianças como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras”, acrescentou Zeni Henke.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.brsccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI