29/11/2021 15h12

Escola de Linhares é finalista de concurso de Língua Espanhola

Unidade escolar concorre com escolas do Rio Grande do Sul, Rio de janeiro, Maranhão e São Paulo.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir de Macedo Gomes, localizada em Linhares, foi classificada como finalista na Categoria 2: Ensino Médio, no “Concurso Colegio del Año en Español 2021”. A unidade escolar concorre agora com escolas do Rio Grande do Sul, Rio de janeiro, Maranhão e São Paulo.

A professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola da unidade, Marinês Mendes, explicou como fez para participar do concurso. “Reuni as atividades que realizei com meus alunos e reconheço que foi muito bom relembrar as vivências com os estudantes com quem convivi e com os atuais que tenho uma intensa troca de conhecimento. É claro que as premiações nos enchem os olhos, mas só o fato de sermos classificados em meio a tantas instituições de excelência no País já considero que somos vitoriosos pelo reconhecimento por tantos trabalhos exitosos”, disse a docente.

A iniciativa é uma parceria entre a Embaixada da Espanha no Brasil e o Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo, para reconhecer e premiar o trabalho de escolas, centros de idiomas e professores brasileiros que contribuem para o ensino e a propagação da Língua Espanhola no País. Podem participar do concurso escolas públicas e privadas da Educação Básica regular, que integram no currículo aulas de Espanhol, no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.

O concurso oferta vários prêmios e também vai premiar com bolsas no exterior escolas e centros de idiomas que tenham projetos de Espanhol. Além disso, as instituições vencedoras vão fazer parte da rede de colégios modelos que incentivam o desenvolvimento de projetos e boas práticas para o ensino da Língua Espanhola no Brasil.

“Estamos muito felizes de mostrar os projetos realizados, o envolvimento dos alunos e a paixão pelo idioma, pois, embora tenhamos apenas um ano de estudo do Espanhol, os educandos são os protagonistas nesse processo de ensino e aprendizagem. Saber que um estudante da rede pública pode ter a oportunidade de cursar uma graduação fora do País é coroar toda a trajetória de ensino da Língua Espanhola em nossa escola. Sem dúvida, estamos na expectativa de uma vitória singular no nosso Estado”, destacou Marinês Mendes.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata