Escola de Rio Novo do Sul celebra 150 anos da Tabela Periódica
Durante as aulas de Ciências, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental receberam a proposta de confeccionarem a tabela.
Em comemoração aos 150 anos da tabela periódica, os alunos da Escola Estadual Virgínia Nova, de Rio Novo do Sul, realizaram atividades nas aulas de Ciências. Uma dessas ações foi a confecção de uma tabela periódica que contém o nome do elemento, o símbolo e uma figura que a represente com objetos do cotidiano, como por exemplo: o cloro (CL), com a figura de uma piscina; o iodo (I), um vidro de remédio; o potássio (K), frutas que contém o metal alcalino e todos os demais elementos com suas respectivas figuras representativas.
Durante as aulas de Ciências, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental receberam a proposta de confeccionarem a tabela, o que foi muito bem feito pelos estudantes. O trabalho foi desenvolvido entre as disciplinas de Química, Ciências e Arte.
“A ideia surgiu com propósito de comemorar e enaltecer os 150 anos da tabela periódica. Os alunos abraçaram a ideia e, como forma de agradecimento, postaram em suas redes sociais fotos com o trabalho concluído, utilizando a #150anosdatabelaperiodica”, contou a professora de Ciências, Flávia Silveira Lemos Thomé.
150 anos da Tabela Periódica
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. A comemoração visa a reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras. O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev.
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br