17/06/2020 14h40 - Atualizado em 17/06/2020 15h00

Racismo é tema de live em escola de Vitória

Alunos e professores do CEEMTI Professor Fernando Duarte Rabelo participaram da atividade, que faz parte da disciplina AfricanaMente.

A disciplina eletiva AfricanaMente, do Centro Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabelo realizou, no último dia 05 de junho, a live “Vidas Negras Importam”, para abordar os últimos acontecimentos em esferas nacional e internacional, no que se refere ao combate ao racismo.

Além dos professores Izabella Guimarães, de Sociologia, e Edimar Barcelos, de Filosofia, também participaram outros profissionais da escola. A ideia da live visou aproximar os estudantes da escola para que continuem debatendo este tema tão atual no contexto histórico.

Os professores ressaltaram que alguns objetivos gerais da disciplina eletiva AfricanaMente, e que abrangeram também a live, foram entender a importância da influência africana na constituição da identidade cultural brasileira, valorizar e destacar os aspectos culturais herdados da cultura africana presentes até hoje na sociedade brasileira, compreender todo o processo histórico de violência contra os povos africanos e como o racismo ainda está presente e estruturado na sociedade, além de refletir sobre padrões de beleza e estereótipos enraizados nos comportamentos sociais.

Também foi uma oportunidade para sensibilizar para a prática da empatia com aqueles que, ainda hoje, sentem na pele a discriminação, incentivar a mudança de postura diante da linguagem, gestos e ações que corroboram com práticas racistas e promover o respeito à diversidade étnica, combatendo o preconceito e a intolerância racial.

De acordo com a direção da escola, a proposta da live, portanto, surgiu com o objetivo de potencializar um maior conhecimento aos estudantes, especificamente discutindo as problemáticas levantadas com as manifestações antirracistas, ocorridas nos Estados Unidos e, também, no Brasil, após registros de violência de policiais brancos contra pessoas negras.

O pano de fundo do tema geral da live foi abordado num debate sobre violência e racismo estrutural e que contou ainda com uma convidada especial, a assistente social Suellen Cruz, membro do movimento negro do ES. A estrutura da live foi bem interativa, contando com a participação do professor de Inglês Pedro Moreno, que abordou a história do surgimento do movimento "Black Lives Matter", nos Estados Unidos. Em seguida, o professor de Geografia Célio Tadeu explicou as diferenças entre o racismo nos Estados Unidos e no Brasil. 

Na pauta seguinte, o professor Edimar Barcelos explicou as diferenças entre os conceitos de preconceito, racismo e discriminação e, ainda, as diferenças entre racismo individual e institucional. Dando sequência, a professora Izabella Guimarães abordou dados que comprovam a desigualdade racial existente no País. E para finalizar, a assistente social Suellen Cruz fechou as apresentações contextualizando a história dos movimentos sociais negros no Brasil e no Espírito Santo, bem como apresentou dados de violência contra os negros no cenário nacional.

Após todas essas falas, estudantes e demais professores participaram com muitas perguntas e comentários, que foram debatidos pelos componentes da mesa com bastante destreza e atenção para sanar todas as dúvidas.

O aluno da 3ª série do Ensino Médio Luca Misse destacou que a live foi muito didática.  "O debate foi muito importante para mim e para os outros alunos, porque alguns temas tratados fazem parte da realidade de muitos alunos. Exemplo disso é o racismo que sofrem na rua em diversas situações. Achei importante porque foi um debate limpo, sincero, explicativo e transformador. Aprendi sobre a história do movimento 'Black Lives Matters', sobre racismo estrutural e a história a partir dele. Por fim, gostaria de deixar registrado que os professores Edimar, Isabela, Pedro, Célio e a convidada Suellen Cruz inspiraram muitos estudantes e deram um show de representatividade”, afirmou.

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI