Escola do Futuro: alunos aprendem Língua Inglesa por meio de inteligência artificial
Estão sendo utilizados materiais voltados à inovação tecnológica como óculos de realidade virtual, notebooks, tablets e projetor.
Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado em Vila Velha, aprenderam conteúdos da disciplina de Língua Inglesa, por meio de metodologias ativas e neurociência em adequação às inteligências virtuais. Para isso, os estudantes dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental realizaram uma visita virtual a diversos países que têm como idioma a Língua Inglesa.
Por meio da neurociência e das metodologias ativas e inovadoras, os estudantes vivenciaram oportunidades de aprender o inglês falado na prática, permitindo trabalhar habilidades da língua fora da sala de aula, permitindo que o ensino seja aprimorado e desenvolvido de forma atraente participativa e protagonista.
Estão sendo utilizados materiais voltados à inovação tecnológica como óculos de realidade virtual, notebooks, tablets e projetor. “O uso da realidade virtual permitiu que os estudantes se conectassem com os países em que falam a Língua Inglesa, e que a utilizam também informalmente com gírias, metáforas e duplos sentidos. Essa atividade permitiu proporcionar uma vivência maior ao estudante, além de desconstruir os métodos tradicionais, tornando a aula mais dinâmica, interativa e atrativa”, disse o professor João Paulo de Souza.
Escola do Futuro
A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.
Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707
Sugestões de pauta:
Enviar para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br