07/11/2023 16h48

Escola do Futuro: alunos participam de oficinas de Libras

Objetivo da ação foi aprimorar a comunicação e capacitar os alunos surdos a serem protagonistas da própria educação.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEM) Mário Gurgel, localizada em Vila Velha, promoveu oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os alunos. O projeto, denominado "Mãos que Falam", foi desenvolvido como uma iniciativa de inclusão.

Os próprios alunos surdos desempenham um papel fundamental, traduzindo seus trabalhos e materiais da escola para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os objetivos da ação foram aprimorar a comunicação e capacitar os alunos surdos a serem protagonistas da própria educação, além de melhorar as habilidades em Libras e promover a independência, a confiança e o desempenho acadêmico.

Os responsáveis pelo projeto foram os professores Lucian Carlos Azevedo de Souza, Francislaine Lepaus de Oliveira e Débora Aparecida dos Anjos.

"O projeto 'Mãos que Falam' tem sido uma experiência incrível e transformadora. Percebemos como os alunos surdos melhoraram não apenas suas habilidades em Libras, mas também sua confiança e independência. Eles agora são ativos em sua educação e isso se traduz em um desempenho acadêmico notavelmente melhor”, destacou Lucian Carlos Azevedo de Souza.

A aluna Tairine Jhully Samora da Mata disse que participar da experiência proporcionou a ela se comunicar melhor em Libras e traduzir os próprios trabalhos. “Além disso, nos sentimos mais independentes e confiantes em nossa educação", comentou a estudante, que é deficiente auditiva.

Para o diretor da Escola, Elias Carvalho, o projeto “Mãos que Falam” tem o poder da inclusão e da inovação educacional. “Sob a liderança dos dedicados professores e com a participação ativa dos alunos surdos, esse projeto não apenas aprimora a comunicação em Libras, mas também capacita os alunos a serem protagonistas de suas próprias jornadas de aprendizado. O impacto positivo se reflete em um desempenho acadêmico notavelmente melhor e na confiança renovada dos alunos. A Escola Mário Gurgel continua a demonstrar como a tecnologia e a cultura maker podem criar um ambiente educacional inclusivo e enriquecedor”, afirmou o diretor.

Escola do Futuro 

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Assista os trabalhos produzidos pelos alunos, com tradução, interpretação e edição da aluna Tairine Jhully Samora da Mata:

https://youtu.be/i07odV90TDk

https://youtu.be/E9D_FNQSq8I


Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707

Sugestões de pauta:
Enviar para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI