25/05/2023 16h47 - Atualizado em 25/05/2023 16h52

Escola em Alegre promove ‘Seminário de Filosofia’ em celebração ao Dia da África

Iniciativa visou promover a reconstrução da imagem sobre o continente africano, seu povo e cultura, além de abordar questões de equidade racial e educação étnico-raciais.

Em celebração ao Dia da África, comemorado nesta quinta-feira (25), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Célia Teixeira do Carmo, localizada em Alegre, promoveu o “Seminário de Filosofia Africana”. A iniciativa visou à promoção da reconstrução da imagem sobre o continente africano, seu povo e cultura, além de abordar questões de equidade racial e educação étnico-raciais.

A atividade, coordenada pelo professor de Filosofia Eduardo Silva Ferreira Machado, de acordo com a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira nas escolas, possibilitou os alunos expandir seus conhecimentos, valorizar a diversidade étnico-racial e aprofundar na história do continente africano, compreendendo a sua influência na formação da identidade brasileira. 

Durante a realização das ações, os estudantes realizaram pesquisas, grupos de estudo e debate, fomentando assim a troca de experiências e, por fim, a confecção de cartazes, expostos nos murais da escola, promovendo a disseminação do conhecimento e do orgulho das origens africanas.

“A realização do seminário foi fundamental para despertar o interesse dos alunos pela cultura africana e pela importância da equidade racial. O desafio ainda existe, mas a difusão de novos conhecimentos e a prática educativa impulsionam mudanças necessárias para um ensino mais equitativo”, contou o professor Eduardo Machado.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI