Escola Professora Filomena Quitiba promove ação ‘Educar para Incluir’ com foco em arte, diversidade e acolhimento
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Filomena Quitiba, localizada em Piúma, realizou, entre os dias 27 e 31 de outubro, a ação “Educar para Incluir: Arte, Diversidade e Acolhimento”. A iniciativa mobilizou todos os turnos e segmentos da escola, com atividades que buscaram fortalecer a cultura da inclusão, o respeito às diferenças e o sentimento de pertencimento entre os estudantes.
Organizada pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a programação foi construída de forma integrada com a equipe gestora, docentes e turmas do Ensino Fundamental e Médio. As ações começaram com um momento de acolhida, seguido da exibição de um filme sobre inclusão, que abriu espaço para rodas de conversa e reflexões coletivas sobre convivência respeitosa e empatia.
Os estudantes participaram de diversas atividades práticas, entre elas uma apresentação musical em Libras, a realização de um quiz interativo e a construção de um mural coletivo com palavras, símbolos e ilustrações que representaram valores como respeito, igualdade e acolhimento. O envolvimento dos alunos foi um dos destaques da ação, especialmente no concurso de frases e desenhos, cujas produções foram elaboradas nas aulas de Ensino Religioso, em um trabalho orientado pelo professor Joedson Guimarães.
As frases e desenhos foram publicados no Instagram oficial da escola, permitindo que a comunidade escolhesse os vencedores por votação. A frase e o desenho mais votados estamparam um outdoor instalado na entrada do município de Piúma, ampliando o alcance da mensagem produzida pelos estudantes. Posteriormente, os autores das produções participaram de uma visita ao local, celebrando o impacto social e simbólico de seu trabalho.
“A inclusão se constrói nas oportunidades de participação, na escuta e no acolhimento”. Já a professora Felícia Monteiro Carvalho destacou o envolvimento dos estudantes, afirmando que “foi emocionante ver como refletiram sobre o respeito ao outro”, disse a professora Angelina do Amaral Mendes Lucas, do AEE.
A estudante Karolyna França, contou sua experiência com a atividade: “Eu fiquei muito feliz porque minha frase representa aquilo que eu acredito. Todo mundo merece ser respeitado e ter seu lugar na escola. Ver algo que eu escrevi ganhando destaque foi muito especial para mim.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707