Escola Professora Regina Banhos Paixão promove acolhimento e valorização da vida
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Regina Banhos Paixão, em Linhares, desenvolveu, no mês de setembro, o projeto “Cuidar da Vida é um Ato Antirracista”. A ação foi organizada pelo Comitê Antirracista “Nossos Passos Vêm de Longe”, junto com os professores Neuzilene Pião e Daniel Conceição de Araújo, envolvendo estudantes e comunidade em torno da valorização da vida, autoestima e solidariedade.
Ao longo dos encontros, dinâmicas com foco em empatia, afeto e solidariedade permitiram que os estudantes compartilhassem sentimentos e aprendessem a ouvir uns aos outros. O movimento também alcançou a comunidade externa, por meio da entrega de cartões com mensagens curtas de apoio, levando cuidado e incentivo além dos muros da escola. Um mural coletivo de autoestima foi criado, em que escreviam como se sentiam e deixavam recados de incentivo para os colegas.
Segundo a professora de Artes e articuladora do comitê, Neuzilene Pião, a experiência foi marcante: “Organizar o projeto do setembro Amarelo com o Comitê Antirracista foi muito especial para mim. Vi os estudantes se abrindo, conversando sobre seus sentimentos e se apoiando uns aos outros. Fiquei emocionada com a participação deles no mural, nos cartões e nas atividades, mostrando cuidado, empatia e solidariedade. Foi bonito perceber como cada gesto, mesmo pequeno, tinha significado para eles. Estar ali com eles nesse momento foi muito emocionante.”
Para a estudante Letícia Lima Montes, da 2ª série do itinerário Mídias Digitais, o projeto trouxe aprendizados importantes: “Participar do projeto do setembro Amarelo foi diferente de tudo que eu já tinha vivido na escola. Eu pude ver meus colegas se abrindo, falando sobre o que sentem de verdade, e isso me fez perceber como todos precisam de atenção e cuidado. Foi legal ajudar a montar o mural e entregar os cartões, porque a gente via as pessoas sorrindo ou se sentindo acolhidas. Senti que, mesmo sendo coisas pequenas, faziam diferença no dia das pessoas. Para mim, foi bom estar ali e poder participar junto com o comitê.”
De acordo com a equipe da escola, o projeto trouxe resultados pedagógicos significativos ao aproximar estudantes e professores em uma construção conjunta. A participação ativa dos alunos fortaleceu a escuta, o cuidado e a percepção de
que suas palavras também têm força para apoiar outras pessoas. Muitos jovens que antes eram mais retraídos passaram a se engajar, frequentar mais a escola e contribuir com frases e mensagens de apoio.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707