21/08/2025 16h50 - Atualizado em 17/09/2025 11h11

Escolas da Rede Estadual realizam atividades inovadoras no Dia D da Tecnologia

CEEFMTI Monsenhor Miguel de Sanctis

Evento, que ocorreu dia 15 de agosto, mobilizou estudantes em todo o Espírito Santo em ações criativas que uniram ciência, tecnologia, arte e inovação.

 

Promovido pela Secretaria da Educação (Sedu), o Dia D da Tecnologia integrou o calendário escolar e mobilizou unidades de ensino em todo o Estado, na última sexta-feira (15). A ação incentivou metodologias ativas e o ensino em abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com atividades que também dialogaram com a temática da “Cultura Oceânica”, proposta na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na Escola Rômulo Castello, na Serra, o Dia D da Tecnologia foi marcado pela apresentação do resultado do projeto “Natureza que Inspira, Números que Criam: Explorando as IAs”, que articulou conteúdos de Física, Química, Biologia e Matemática ao uso ético e crítico de ferramentas de inteligência artificial. Ao longo do trimestre, as turmas analisaram padrões, resolveram problemas e visualizaram conceitos a partir de exemplos da natureza e, na semana do evento, participaram de um quiz interséries na plataforma Quizizz para consolidar os aprendizados, estimulando colaboração, engajamento e pensamento crítico. A ação também debateu riscos e vieses algorítmicos, reforçando o letramento digital e a tomada de decisão consciente.

Na Escola Monsenhor Miguel de Sanctis, em Guaçuí, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) construíram um projetor caseiro com materiais simples, utilizando a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, para explorar luz, sombra e proporção. A prática uniu arte, ciência e tecnologia, estimulando habilidades manuais, noção de escala e o trabalho colaborativo.

Já na Escola Teófilo Paulino, de Domingos Martins, alunos do curso técnico desenvolveram o projeto “As Grandes Tecnologias de Cada Época Histórica”, apresentando desde inovações da Idade Média e Moderna até a Era Digital, além de projeções para o futuro. A ação buscou incentivar o pensamento crítico, a criatividade e a visão de mundo.

Na Escola Professora Filomena Quitiba, de Piúma, estudantes do curso técnico em Administração criaram empresas fictícias e produziram vídeos institucionais. A iniciativa integrou teoria administrativa a ferramentas digitais, fortalecendo competências de planejamento, comunicação e produção audiovisual. 

Na Escola Coronel Gomes de Oliveira, de Anchieta, o projeto “Profissões do Futuro com IA” levou os estudantes a refletirem sobre como a tecnologia está moldando o mercado de trabalho. As atividades integraram palestras, rodas de conversa e simulações, em que os jovens puderam explorar ferramentas de IA aplicadas a diferentes profissões. A ação despertou nos alunos um olhar crítico e inovador sobre os desafios e as oportunidades da sociedade digital.

Já na Escola Antônio José Miguel Peixoto, em Nova Almeida, os estudantes do curso técnico em Administração organizaram a Exposição Tecnológica, apresentando projetos sobre energia renovável, criptomoedas, cidades sustentáveis e inteligência artificial aplicada aos negócios. Um dos destaques foi a criação do site “Entre Elas”, desenvolvido para apoiar mulheres em situação de violência. A mostra também incluiu um espaço de memória tecnológica, com aparelhos antigos, convidando o público a refletir sobre a rápida evolução da tecnologia.

Na Escola Hunney Everest Piovesan, em Cariacica, o projeto “Ocean Tech Hunney – Soluções Azuis para um Planeta Verde” conectou tecnologia e sustentabilidade ao tema “Cultura Oceânica”, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025. A programação incluiu palestras com especialistas, oficinas do Sebrae e exposições interativas, como jogos digitais, simulação de recolhimento de lixo nos oceanos e experiências com óculos 3D. Os estudantes também desenvolveram um jogo no Scratch sobre preservação marinha, explorando o uso da tecnologia e da programação para sensibilizar sobre a importância da conservação dos oceanos

Na Escola Presidente Getúlio Vargas, de Cachoeiro de Itapemirim, os alunos foram responsáveis pela edição especial do jornal Maré Digital, com o tema “Informática Azul”. A publicação abordou o uso de sensores, robôs e inteligência artificial para monitoramento dos oceanos, relacionando ciência e questões ambientais locais.

As turmas da Escola Profª Ana Maria Carletti Quiuqui, em Águia Branca, exploraram o tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”. Com uso de Google Maps e ferramentas digitais, os estudantes simularam intervenções urbanas, discutindo alternativas como ciclovias, energias renováveis e áreas verdes.

O conjunto de experiências pedagógicas do Dia D reforçou o compromisso da Rede Estadual em promover uma aprendizagem inovadora, conectada à realidade social e ambiental, e em estimular o protagonismo dos estudantes.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI