Escolas promovem formação para professores
Entre os temas das formações estão Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) e Educação em Tempo Integral.
Com o novo formato de dar aulas, por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) e outros desafios da Educação, escolas da Rede Estadual estão promovendo formações para dar suporte aos professores. É o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto Jatibocas, em Itarana.
“A sociedade está atônita com o momento: máscaras, álcool em gel, álcool 70%, lava tudo, limpa, distanciamento social, APNPs. As famílias se comprometem, mas há muitas dificuldades a superar. Há tempos tentamos trabalhar nossos professores e alunos no mundo da tecnologia que nos cerceia, mas na escola. E agora, com as atividades remotas, cada um de sua casa está tentando fazer 100% para que o ensino-aprendizagem seja garantido”, disse a diretora Luzineti Marquez Coan.
Para auxiliar os professores, o planejamento da formação está sendo semanal, sobre: Google Forms, Produção de vídeos, Seu Digital, Currículo Interativo, EscoLAR, Google Sala de Aula, devolutivas dos alunos, atendimento individualizado, trabalho interdisciplinar, entre outros temas, que são exigidos do trabalho remoto.
“Já organizamos café da manhã para começar os trabalhos, e sempre iniciamos com uma reflexão. A avaliação do trabalho nos diz que o caminho é esse”, disse a diretora da (EEEFM) Alto Jatibocas..
Para a professora de Ciências Roseli Perim de Biologia, o trabalho pela web é leve e proporciona muito aprendizado. Já a professora Ana Lúcia Dal’Col Batista aponta a importância desse auxílio aos colegas que têm dificuldades com a tecnologia.
Formação Educação em Tempo Integral
A ação formativa foi pensada pela equipe gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Antonieta Banhos Fernandes, em Linhares, a partir da necessidade de intensificar a formação dos profissionais para lidar com os princípios e metodologias do Programa de Tempo Integral.
A coordenadora pedagógica Rita de Cássia Bonella de Oliveira, após a elaboração do mapa de ação, apresentou o Programa de Tempo Integral na reunião geral para alinhamento e validação da equipe escolar. Os encontros iniciaram na última terça-feira (16), via webconferência, pelo Google Meet, com a formadora Maria Davina Pandolfi Marques, supervisora escolar da Superintendência Regional de Educação (SRE) Linhares, que aprofundou sobre o Princípio do Protagonismo Juvenil.
“A formação continuada é o momento mais precioso e poderoso para os professores. Nestes momentos, é fundamental que a prática e o conhecimento científico sejam articulados para que haja crescimento. A formação sobre Protagonismo propiciou aos profissionais da escola o aprofundamento sobre esse princípio, fundamento da educação integral. Momento ímpar e privilegiado de reflexão, junto a uma equipe comprometida com a melhoria da educação”, falou Maria Davina.
A escola funciona em Tempo Parcial e Integral, fato que levou a equipe a gravar a webconferência que será reproduzida para os profissionais do tempo parcial, no turno matutino, objetivando manter toda a equipe formada e alinhada às novas metodologias e princípios.
“A formação continuada, neste momento, de tantas incertezas, amplia a nossa percepção para além da rotina de isolamento e trabalho remoto. Proporciona a reflexão sobre a escola que temos e possibilita a gente planejar a escola que queremos e precisamos”, disse o professor de Filosofia Tiago Cau Marques.
“O Ensino Integral é o caminho para a formação completa dos nossos estudantes e, formar professores para que os princípios educativos desse ensino sejam implementados e consolidados, é o caminho”, disse a diretor Delcimar da Rosa Bayerl.
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