08/06/2021 11h44

Escolas realizam ações em celebração ao Dia do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente, comemorado no último sábado (05), despertou nas escolas estaduais o desejo de promover ações de conscientização dos estudantes e comunidades. Esse foi o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta, localizada em Alfredo Chaves. Os professores da unidade escolar organizaram uma aula de campo para plantio de mudas nativas com os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) em Meio Ambiente.

A ação da escola contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Alfredo Chaves e fez parte de uma atividade prática interdisciplinar entre as disciplinas de Biologia, Educação Ambiental e Química Ambiental, lecionadas pelas professoras Luzinéia Lovati, Rayani Garcia da Silva e Lillian Bernardo Sezini.

“Considerando a necessidade do reflorestamento na recuperação de áreas degradadas no município e a semana do meio ambiente, essa foi uma oportunidade de integrar conteúdos teóricos com a prática no curso técnico em Meio Ambiente. Foi um sucesso”, disse o diretor Ricardo Paterlini.

As mudas foram plantadas no Parque de Exposição Reginaldo Roque Giori, em Alfredo Chaves. Entre as mudas plantadas estavam ipê rosa, ipê amarelo, cajá, ingá, espatódea, entre outras.

Já o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabelo, localizado em Vitória, organizou um ciclo de palestras para tratar de alguns temas que estão inseridos no contexto da restauração dos ecossistemas, para discutir formas de lidar com a terra de maneira não predatória.

A primeira palestra contou com três integrantes de comunidades que se relacionam com a terra de uma forma respeitosa: um ameríndio, um quilombola e um agricultor. No segundo dia, a escola convidou um doutor em Ciências Florestais, que tratou do tema da arborização urbana para além da ornamentação, propondo o plantio de árvores frutíferas nas vias públicas como forma de proporcionar benefícios sociais para a população, além dos benefícios ambientais já garantidos pelas árvores ornamentais.

No terceiro encontro, a CEEMT Professor Fernando Duarte Rabelo recebeu membros de uma associação para tratar sobre o destino dado ao lixo nos grandes centros urbanos, ressignificando a função do gari como agente de saúde ambiental e pensando a coleta enquanto cuidado sanitário-ambiental da ecologia humana nas grandes metrópoles.

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata