11/07/2025 16h31 - Atualizado em 14/07/2025 09h42

Espírito Santo mantém desempenho estável na alfabetização e reforça compromisso com a leitura na idade certa

Em um cenário nacional ainda marcado por desafios, o Espírito Santo desponta como um dos destaques positivos no compromisso com a alfabetização na idade certa. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (11), o Estado alcançou 72% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental, superando a meta pactuada para 2024 e figurando entre os cinco melhores desempenhos do país.

As informações integram o Indicador Criança Alfabetizada, uma avaliação anual criada em 2023 pelo MEC, em parceria com estados e municípios, com o objetivo de monitorar o avanço das políticas públicas voltadas à alfabetização. Os dados revelam que a média nacional de alfabetização das crianças chegou a 59%, um crescimento em relação aos 56% registrados em 2023, embora ainda ligeiramente abaixo da meta federal de 60%.

O Espírito Santo, além de superar a meta nacional, demonstrou consistência e compromisso com a oferta de uma educação pública de qualidade. O Estado registrou o terceiro melhor resultado do Brasil, com 72% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental, desempenho considerado tecnicamente empatado com Minas Gerais, que atingiu o mesmo percentual. Ambos figuram entre os cinco estados com maiores índices de alfabetização do país, ao lado do Ceará (85%) e Goiás (73%). 

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que esse desempenho é resultado de políticas públicas integradas, desenvolvidas de forma colaborativa entre o Governo do Estado e os municípios, com foco na formação de professores, no fortalecimento da gestão escolar, na melhoria da infraestrutura pedagógica e na promoção da leitura desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.

“O Espírito Santo é signatário do programa Compromisso Criança Alfabetizada, política nacional lançada em 2023 para garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano. O Estado já vinha desenvolvendo ações alinhadas a essa proposta, o que contribuiu para a consolidação de resultados expressivos e sustentáveis”, frisou o secretário.

 


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