18/09/2020 11h14 - Atualizado em 18/09/2020 16h40

Formações e materiais didáticos contribuem para o Espírito Santo obter destaque no Ideb no Ensino Fundamental

A rede pública estadual alcançou nos Anos Iniciais a nota de 6,1 (sendo que a meta era 5,7) e, nos Anos Finais, o índice de 5,0 (superando a meta que era 4,8).

O Ensino Fundamental da Rede Pública do Espírito Santo seguiu o ritmo de avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) reduzindo as desigualdades entre o ensino público e o privado. De acordo com os resultados, a rede pública estadual aumentou o índice de aprendizagem em Português e Matemática no Ensino Médio, elevando o nível nacional, alcançando nos Anos Iniciais a nota de 6,1 (sendo que a meta era 5,7) e, nos Anos Finais, o índice de 5,0 (superando a meta que era 4,8).

Entre os programas que foram direcionados à alfabetização e que refletiram no desempenho está o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que é uma iniciativa do Governo desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e os municípios, envolvendo investimentos em recursos humanos, por meio de assessoria técnica e pedagógica.

Dentre os resultados do Paes, destacam-se a responsabilidade compartilhada entre Estado e municípios, considerando que cada ente federado continua com suas responsabilidades de acordo com a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (IDB). Em outubro de 2019 o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), atingiu 100% de adesão dos municípios capixabas ao Paes.

Cadernos de Atividades

Recursos financeiros e materiais, incluindo a distribuição de material didático e formação para os profissionais, que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental, também fazem parte do escopo de investimentos. Escolas Estaduais e Municipais estão recebendo, deste 2019, os “Cadernos de Atividades”, para os alunos, e o “Caderno do Professor”, material que tem como objetivo apoiar no processo de alfabetização das crianças, propondo uma rotina de conteúdos e atividades de grande qualidade e aplicabilidade em sala de aula.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, o uso adequado do material impacta diretamente na aprendizagem das crianças. “Temos certeza que, a partir das práticas e dos encontros de formação, os professores encontraram a melhor maneira de utilizar esse material, garantindo o direito de aprender das crianças capixabas, fazendo, assim, parte da história desse grande movimento para melhoria da qualidade da educação básica”, disse o secretário.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

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