09/08/2023 16h37 - Atualizado em 09/08/2023 16h50

Estudante com Transtorno do Espectro Autista é destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia

O aluno, que já havia se destacado em edições da OBA, se classificou para pré-seleção da etapa internacional.


O estudante Bruno de Lorenzo Fernandes, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, em Vitória, conquistou a medalha de prata na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A brilhante performance do aluno na competição garantiu a ele a pré-seleção para a equipe que vai participar da Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2024, devido à nota igual-superior a 9 na prova.

Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, Bruno Fernandes já havia se destacado em outras edições da OBA, chegando a ganhar uma medalha de bronze em 2018. Outro feito notável do estudante foi a descoberta de três asteroides, em 2021, durante a participação no projeto Caça Asteroides da NASA.

O professor de Altas Habilidades/Superdotação Luiz Gustavo Gomes ressaltou que, entre os meses de outubro de dezembro deste ano, vão ocorrer três provas on-line e objetivas, a fim de testar os conhecimentos dos estudantes classificados para a fase de pré-seleção. Caso seja aprovado, Bruno Fernandes vai para a cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde responderá a outras provas presenciais e teóricas.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI