11/07/2023 15h19 - Atualizado em 11/07/2023 15h20

Estudantes da Rede Estadual são medalhistas na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Um dos alunos é Bruno de Lorenzo Fernandes, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta.

Alunos da Rede Pública Estadual de Ensino participaram da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e conquistaram medalhas. Entre eles está Bruno de Lorenzo Fernandes, aluno da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória; Rafaelly Peterle de Almeida e Thayná Guilherme Silva e Silva, alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Newtro Ferreira de Almeida, de Cachoeiro de Itapemirim.

Bruno de Lorenzo Fernandes, medalhista de prata, é atendido pelo professor de Altas Habilidades/Superdotação, Luiz Gustavo Gomes, por quem foi incentivado a participar do evento.

O aluno, que foi diagnosticado com Síndrome do Espectro Autista, é muito focado no que faz, é excelente em Física e Matemática, já foi destaque em outras edições da OBA. Em 2018, foi medalhista de bronze na competição de nível nacional e fez a descoberta de três novos asteroides no projeto Caça Asteroides da National Aeronautics and Space Administration (NASA) – edição 2021.

“Eu e ele formamos uma equipe nessa descoberta de novos corpos celestes. Esse ano, Bruno participou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, tendo grande êxito na primeira fase, e está na expectativa, aguardando o resultado da segunda fase. Ele é apaixonado por Astronomia, já conheceu de perto o astronauta Marcos Pontes e com certeza terá um futuro brilhante na área em que pretende atuar”, disse o professor Luiz Gustavo Gomes.

Já as alunas são medalhistas de ouro, e foram orientadas pelo professor Diego Motta Libardi. "Quando foi publicado o resultado fiquei muito feliz e grata. A prova exigia muita atenção e raciocínio. Compartilho esse resultado com toda a minha escola, que é comprometida com os estudantes", disse Rafaelly Peterle de Almeida.

"Receber esse título é motivo de orgulho por fazer parte desta escola e nela adquirir o conhecimento necessário", falou Thayná Guilherme Silva.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br 
(27) 3636-7888

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI