10/03/2020 13h13

Estudantes aprendem Física por meio de práticas experimentais

Em uma das atividades, os alunos construíram um termoscópio.

As aulas de Física na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, de Afonso Cláudio, têm sido diferenciadas com a utilização de práticas experimentais. Em uma das atividades, realizada na última sexta-feira (06), os estudantes construíram um termoscópio.

A professora responsável pela atividade, Miriã Gomes, relatou que a aula prática visou à construção de um termoscópio de Galileu Galilei, para que os alunos aprendessem o conceito de calor, temperatura, equilíbrio térmico e dilatação térmica. O experimento também serviu para diferenciar um termoscópio de um termômetro. “Tudo foi feito com materiais de baixo custo e teve o objetivo de levar um pouco da história da Física para dentro da sala de aula com intuito de colocar os alunos como construtores do conhecimento”, disse.

Para o aluno Carlos Vinícius Schaffel, a atividade foi uma grande novidade. “A aula prática nos auxilia a compreender melhor a matéria que está sendo estudada e também é um momento de interação com todos os demais colegas de turma”, afirmou o aluno da 2ª série do Ensino Médio.

Já Ludmila Borges, também aluna da 2ª série do Ensino Médio, contou que a aula prática mostrou conteúdos como o de calor e temperatura. “Vimos algumas formas de medir a temperatura além de construímos um termoscópio usando álcool. Foi uma aula muito interessante, em que todos os alunos participaram. Conseguimos aprender algo de uma nova maneira”, comentou.

A colega da turma da 3ª série do Ensino Médio, Maraísa Gonçalves, também enfatizou que a prática trouxe novas percepções sobre o conteúdo estudado. “Pude perceber que nem sempre se aprende só com teoria. É necessário existir a união dos dois: teoria e prática. Foi uma ótima aula realizada pela nossa professora”, ressaltou.

Segundo a professora Miriã Gomes, outro experimento realizado foi denominado ‘Descobrindo a eletricidade’. A ação mostrou o conceito de carga elétrica e os três modos que ocorrem os processos de eletrização: por atrito, por contato e por indução.  “Orientei que os alunos montassem os experimentos e fizessem vários testes para comprovação dos textos já estudados em aulas anteriores. Usando materiais de fácil acesso, puderam participar ativamente de todo o processo de aprendizagem, se tornando protagonistas da ação”, contou.

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