04/01/2021 11h12

Estudantes da Educação Especial criam jogos com apoio de cuidadores

As escolas da Rede Estadual contam com cuidadores que acompanham os estudantes especiais, a fim de manter o desenvolvimento dos alunos nas atividades escolares. Durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP’s), os cuidadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, de Santa Maria de Jetibá, juntos com os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), propuseram atividades por meio de jogos.

Os cuidadores envolvidos foram Adiana Krause, Katia Jacinto Fernandes Butzke, Luzia Alves de Oliveira Scardua e Rosângela Huzon Schliewe. “A educação especial no ano de 2020 teve muitos desafios a serem enfrentados. A educação especial, em si, já é um desafio no dia a dia em sala de aula e, com a pandemia, precisamos nos reinventar para continuar o trabalho fora da escola, de forma remota”, disse Adiana krause.

Segundo as cuidadoras, os objetivos da iniciativa foram oferecer oportunidades interativas e lúdicas para aprender; estimular a curiosidade e o raciocínio lógico; estimular a memória visual; auxiliar as crianças no processo de construção do conhecimento; adquirir novos conhecimentos e habilidades, e reforçar a importância do brincar entre os estudantes especiais.

Entre os materiais sugeridos para a utilização das atividades estavam recicláveis (tampas de garrafa, caixa de papelão, garrafa pet, canudo, palito de picolé, madeira, pvc, cadarço etc.), além de tinta, cola, EVA, pincel, bola de isopor, cola quente, papel cartão, lápis de cor, lápis, borracha, régua, caneta, papel A4, entre outros materiais que eram necessários nas confecções.

Confira na galeria de imagens os jogos produzidos pelos estudantes.

Informação à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br