04/06/2024 17h28

Estudantes da Serra produzem trabalhos sobre comunidades quilombolas inspirados na obra de Itamar Vieira Junior

Durante o primeiro trimestre do ano de 2024, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zumbi dos Palmares, localizada na Serra, estiveram envolvidos no projeto “‘Torto Arado’ – Comunidades Quilombolas”, que teve por base a obra homônima de Itamar Vieira Junior. O objetivo da experiência foi valorizar e fortalecer a educação, a identidade, a cultura e também as políticas públicas e afirmativas destinadas à população quilombola.

A partir do romance de Itamar Vieira Junior, foram abordados cinco subtemas norteadores do projeto, são eles: 1) Mulheres no campo e além; 2) Crenças e o direito de acreditar; 3) Mas de quem é a terra? Diferentes perspectivas dos conflitos rurais no Brasil; 4) Êxodo rural – o que se leva consigo? e 5) O que é um quilombo? Diferentes perspectivas da construção quilombola no Brasil.

Além das atividades desenvolvidas ao longo do trimestre, incluindo a leitura do texto, acesso às entrevistas, resenhas literárias, e outros aprofundamentos nos temas propostos, os estudantes participaram também de diversas outras ações, como o Cine Quilombola, podcasts, fotonovela, roda de capoeira, vídeo-minuto e a exposição de arte. Foram atividades de pesquisa, que trouxe o aprofundamento dos conhecimentos, sobretudo ações que buscaram incentivar a reflexão e a discussão sobre questões que nos atravessam enquanto humanos.

“Trabalhar a temática ‘Comunidades Quilombolas’, tendo como norteador o romance “Torto Arado”, foi desafiador. Além disso, apesar do pouco tempo para o desenvolvimento de uma obra literária tão rica e as diversas temáticas que a permeiam, foi muito significante e enriquecedor os trabalhos apresentados pelos alunos. Isso porque a leitura faz um recorte que ajuda a entender os desafios enfrentados por quem vive às margens da sociedade”, afirmou a professora de Língua Portuguesa Alcione Souza.

“Foi uma boa experiência conhecermos o livro e os temas que ele aborda. Fizemos uma resenha crítica sobre ele, assistimos a uma entrevista com o autor Itamar Vieira Júnior. Uma história diferente, onde fala de um ocorrido que mudou a vida das duas irmãs, sem contar que elas eram obrigadas a aceitar que a terra não era da família delas e sim dos senhores, sem poder contrariar. A obra nos fez pensar sobre o racismo daquela época e dos dias atuais, os significados de ser quilombola no passado e hoje em dia”, conta o estudante Raylon Dias Silva.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br