04/04/2024 17h32

Estudantes de Baixo Guandu participam de tertúlia com base em texto de Conceição Evaristo

Além de promover a construção de significado intelectual, uma tertúlia também pode fortalecer os laços sociais entre os participantes.

Integrando as atividades do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado no dia 21 de março, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. José Damasceno Filho, localizada em Baixo Guandu, participaram de uma tertúlia baseada no texto “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. O objetivo foi proporcionar um espaço de reflexão, discussão e troca de ideias entre os participantes.

A natureza dialogal da tertúlia promove a reflexão crítica sobre o tema em questão. Os participantes são incentivados a pensar mais profundamente sobre suas próprias crenças e valores, bem como a considerar diferentes pontos de vista apresentados pelos outros membros do grupo.

Por meio do diálogo e da discussão, os participantes trabalham juntos para construir um entendimento compartilhado do tema em discussão. Ao ouvir e considerar as contribuições de outras pessoas, os participantes podem expandir seu conhecimento e construir significado de forma colaborativa.

“Os estudantes foram avaliados pelo retorno dos diálogos estabelecidos durante as reflexões, por observação do facilitador, por meio do registro de comentários sobre os temas urgentes, no caso o racismo e o papel da mulher preta na sociedade”, explicou o professor de Língua Portuguesa Bruno Henrique Castro de Sousa, idealizador da atividade.

Para o aluno Rythiel Alves Menezes, "Olhos d'água" explora as experiências de mulheres negras nas periferias urbanas do Brasil. “O conto aborda temas como racismo, sexismo, pobreza, violência e resistência, oferecendo uma visão poderosa e comovente das vidas dessas mulheres”, disse o estudante.

“Os contos de ‘Olhos d'água’ são marcados pela linguagem poética e pela capacidade da autora de capturar a humanidade e a dignidade de seus personagens, mesmo nas situações mais adversas”, ressalta a estudante Ana Paula Matos de Souza.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br