15/09/2021 11h46

Estudantes de Colatina constroem projeto de vida com o tema ‘Eu posso ser o que eu quiser?’

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Geraldo Vargas Nogueira, localizada em Colatina, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolveram atividades com o tema “Eu posso ser o que eu Quiser?”, na disciplina Projeto de Vida.

O objetivo da disciplina é fazer com que os estudantes compreendam a importância dos sonhos para a construção do Projeto de Vida, além de despertar o interesse pela constituição desse projeto e estabelecer perspectivas para o futuro.

A professora Luniceia Santana explicou que a sequência de atividades proposta a partir da temática reforça a ideia de construir no adolescente uma meta de vida. “Cada aluno consegue a partir de seus sonhos identificar os caminhos que devem ser percorridos para consolidar sua meta de vida”, disse a professora

A ação contou com várias atividades, entre elas:  roda de conversa, momento de relaxar e refletir e socialização do projeto de vida entre os estudantes – na ocasião, foi confeccionada uma colcha de sonhos que ilustrava os desafios e estratégias usadas por cada um, para concretizar os objetivos pessoais – e, como culminância, o momento de planejar os sonhos.

A aluna Hillary de Oliveira Cunha destacou que a atividade foi de extrema importância. “Ajudou a nos orientar nas escolhas assertivas a respeito do que queremos ser, tão logo iniciemos a construção de um projeto pessoal mais cedo nos tornaremos responsáveis e protagonista pela nossa história”, afirmou.

Segundo o diretor Marcelo Morello, o Projeto de Vida na escola é uma das competências da Base Nacional Comum Curricular. “É essencial que as instituições saibam como trabalhar esse tema em sala de aula. Sabemos que a escola não é um lugar para transmitir às crianças apenas o conhecimento formal, nas áreas de exatas, humanas e linguagens. A educação, como um todo, vai muito além disso. Enquanto educadores, temos a responsabilidade de auxiliar  na formação de cidadãos para o mundo. Diante dessa responsabilidade, a disciplina vem contribuir para superação de desafios que enfrentamos no dia a dia da unidade de ensino”, destacou.

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata