02/05/2024 12h00

Estudantes de Escola do Futuro em Vitória aprendem metodologia de pesquisa científica em aula de Sociologia

Objetivo foi permitir a compreensão do que é uma pesquisa social por meio de atividade prática e da discussão de questões étnico-raciais.


Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, Escola do Futuro localizada em Vitória, aprenderam sobre metodologias de pesquisa científica na prática, ao realizarem uma pesquisa de campo sobre racismo. O objetivo da atividade foi compreender o que é uma pesquisa social de maneira prática e, por meio dela, discutir questões étnico-raciais.

Por meio da disciplina de Sociologia, a professora Larissa Pinheiro e os estudantes da 1ª série do Ensino Médio criaram um formulário utilizando o Google Formulários com questões relativas ao racismo. O objetivo das perguntas era identificar o conhecimento que o entrevistado tinha sobre o assunto, bem como as situações já vivenciadas que demonstravam sintomas do racismo na sociedade.

Juntos, os alunos ajudaram a definir as perguntas que seriam feitas e também as responderam de forma anônima. Depois, foi feita uma pesquisa em campo com estudantes de outras turmas da escola, gerando um resultado no âmbito institucional. Os dados foram analisados e, a partir deles, foram feitas discussões sobre o racismo na sociedade e também sobre o método de pesquisa utilizado.

Assim, os educandos tiveram contato com a pesquisa de campo e mostraram diferentes visões sobre um problema social sério e que diz respeito a toda a sociedade. “Achei muito interessante. Poderia ter mais vezes na escola, porque é um assunto muito importante atualmente e a pesquisa leva a gente a refletir. Outra coisa legal é que o questionário me ajudou a entender melhor e com mais facilidade a forma como as pesquisas são feitas”, contou a estudante Cássia Mayla Trancoso.

“Parte do nosso trabalho enquanto educadores é possibilitar aos estudantes diferentes maneiras de compreender aquilo que eles estudam. A pesquisa realizada pelos alunos foi um caminho para que eles compreendessem o lado metodológico da pesquisa social e tivessem a chance de discutir e analisar os dados coletados a respeito do racismo na sociedade”, explicou a professora Larissa Pinheiro.


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A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.


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