Estudantes de Guaçuí produzem shampoo caseiro durante disciplina eletiva
Além do shampoo, outros produtos foram produzidos durante a eletiva “Entre Folhas e Fórmulas”, como sabonete líquido, chás e papel reciclado.
Os estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel Sanctis, localizado em Guaçuí, desenvolveram um shampoo caseiro utilizando a planta Aloe vera, popularmente conhecida como “babosa”. O experimento foi realizado durante a disciplina eletiva “Entre Folhas e Fórmulas”, com a orientação dos professores Marcelo Soares e Gabriel Pizano.
O objetivo principal da ação foi proporcionar aos alunos uma experiência prática para complementar o aprendizado teórico e permitir que criassem seus próprios produtos personalizados, estimulando a criatividade e a inovação.
A atividade foi desenvolvida a partir de uma integração de várias disciplinas, como Ciências Naturais, Matemática (por meio de medições e proporções), Língua Portuguesa (por meio da redação das instruções) e até mesmo Arte (ao projetar embalagens).
Para os professores idealizadores, a atividade proporcionou o aprendizado prático e significativo, permitindo que os alunos aplicassem conceitos teóricos de forma concreta.
“Achamos a prática maravilhosa, pois usamos mais produtos naturais do que industrializados, não só na produção de shampoo, mas também nas demais, como sabonete líquido, chás e papel reciclado”, contou Sara Salvati Silva, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707