13/05/2024 11h08

Estudantes de Guarapari realizam visita técnica ao Centro de Desenvolvimento Sustentável e ao Incaper, em Venda Nova do Imigrante

O objetivo da atividade foi sensibilizar os estudantes em relação às práticas de desenvolvimento sustentável e potencial agrícola do Estado.

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, localizada em Guarapari, realizaram, na última quarta-feira (08), uma visita técnica ao Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Guaçu Virá e à unidade do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), ambos em Venda Nova do Imigrante, como parte da eletiva “Mãos à Horta”.

O objetivo da atividade, organizada pelos professores Saulo Nunes Santa Clara e Cátia Oliveira de Paula Morais, foi sensibilizar os estudantes em relação às práticas de desenvolvimento sustentável, ao potencial agrícola do Estado e à necessidade da preservação ambiental. O CDS é reconhecido por seu importante trabalho de boas práticas e atividades educativas que visam à preservação e à melhoria da qualidade ambiental.

Ao longo do dia, os estudantes puderam vivenciar a aprendizagem de técnicas de manejo sustentáveis do solo, como compostagem, recuperação de áreas degradadas, horta vertical e reciclagem da matéria orgânica. Na visita ao Incaper, foram apresentadas as pesquisas agropecuárias desenvolvidas no Estado, com ênfase na produção de café e técnicas de cultura de tecidos de frutíferas, além de técnicas sensoriais de classificação do café.

De acordo com o professor de Biologia Saulo Nunes Santa Clara, a visita aos Institutos foi fundamental para complementar os trabalhos da eletiva ‘mãos à horta’. “Percebemos que as aulas de campo são extremamente essenciais para trazer significado às práticas de sala de aula e enriquecer a experiência dos estudantes”. A professora de Química Cátia Oliveira de Paula Morais também concordou com a utilidade da ação: “as visitas possibilitaram aos estudantes conhecer e vivenciar as potencialidades agrícolas do Estado e entender como é realizada a pesquisa agrícola, sendo uma ferramenta para a construção do pensamento crítico, científico e criativo dos nossos alunos”.

“Essas experiências práticas nos permitem conectar teoria e prática de maneira única, vivenciando de perto os processos de cultivo e produção, além de entender melhor os desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável e na agricultura. É inspirador ver como esses lugares estão trabalhando para promover práticas sustentáveis e garantir a qualidade dos produtos, como morango e café. Com certeza, essa experiência fora de sala de aula enriqueceu mais nossa aprendizagem de uma maneira que nenhum livro ou aula poderia fazer”, afirmou o aluno Deyvid Belém Duarte.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br