04/12/2020 14h49

Estudantes de Laranja da Terra realizam experimentos em Atividades Pedagógicas Não Presenciais

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Joaquim Caetano de Paiva, localizada no município de Laranja da Terra, realizou mais uma ação do Programa Circuitos de Gestão – o Ciências no cotidiano, que contou com atividades e experimentos de Física, Química e Biologia. Participaram estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio.

O desenvolvimento do trabalho se deu por meio de lives com os professores, além da gravação e compartilhamento de vídeos no Youtube. A primeira fase foi destinada para divulgar e orientar a realização das práticas científicas. Na sequência, foi a vez dos alunos, sob a tutela dos professores e familiares, desenvolverem os experimentos e realizarem a gravação de vídeos em seus lares. 

Para conferir as atividades CLIQUE AQUI.

Um dos coordenadores da ação, o professor de Química Nezito Carlos Pagel Júnior destacou que, apesar da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a ação pôde ser desenvolvida com adaptações para o formato virtual, o que não impediu a participação dos alunos de maneira expressiva. “Isso mostra o desenvolvimento do protagonismo e que, além de terem adquirido o conhecimento das atividades, em alguns casos puderam se divertir também”, destacou Nezito Pagel Júnior.

O professor de Física Marcelo Schulz completou: “a ação foi desenvolvida para divulgar e orientar a realização das práticas científicas, de modo a desenvolver e inspirar os alunos para o despertar na área. Ações como essa promovem a aprendizagem significativa, por meio da participação ativa dos estudantes”. 

O estudante João Henrique Schultz, que participou do projeto, contou com o apoio da família para realização dos experimentos e relatou ter adquirido novos conhecimentos. “Achei muito interessante, pois tinha muita coisa que não sabia ainda. Existiam procedimentos que eu não conhecia e isso me fez ter curiosidade para descobrir. Não me importava se iria dar certo ou não, já era uma nova experiência para minha vida”, comentou João Schultz.

Para a diretora da Escola, Míriam Klitzke Seibel, essa é uma ação de destaque e necessária. “Essa ação foi adaptada para atender a todos os alunos. Por isso, sua realização no formato on-line. O objetivo foi promover o engajamento de alunos, professores e de toda a comunidade escolar, além de promover a prática científica no ambiente escolar, bem como instigar os alunos a solucionar os problemas reais de suas comunidades”, disse.

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