Estudantes do Ensino Médio noturno inovam com projetos no ProInPAC
As escolas da Rede Pública Estadual de ensino estão promovendo iniciativas inovadoras por meio do componente curricular Projeto de Intervenção e Pesquisa Aplicada à Comunidade (ProInPAC). Este componente, oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EaD), capacita os estudantes a aplicarem a metodologia científica na resolução de problemas em suas comunidades. Os resultados das pesquisas e intervenções acontecem neste mês de novembro e prometem trazer impactos significativos.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, em Santa Maria de Jetibá, o projeto "Vozes do Passado, Ações para o Futuro" está em andamento sob a orientação da professora Viviane Egerte, com apoio interdisciplinar da professora Gizeli Ribeiro de Souza. Pesquisas de campo e entrevistas estão sendo realizadas pelos alunos e culminarão na criação de um mapa digital interativo para destacar os principais pontos turísticos.
Já na EEEM Menino Jesus, em Muniz Freire, os estudantes estão desenvolvendo o projeto "Micro-organismos no Ambiente Escolar". Orientados pelas professoras Joana D’Arc Viana Barra e Camila Souza dos Santos, os alunos exploram o mundo invisível dos micro-organismos. A experiência abrange desde a coleta de amostras em diferentes locais da escola até a observação do crescimento de culturas em laboratório, destacando a importância da higiene e limpeza.
Outro projeto de destaque é o "Alerta Epidemiológico Oropouche", realizado pelos alunos da EEEFM Atílio Vivácqua, sob a orientação da professora Kimberlly Matias da Silva. Motivados por um surto de dengue na região, os estudantes conduziram pesquisas de campo e desenvolveram ações de conscientização sobre a doença Oropouche, pouco conhecida, mas de grande preocupação.
Essas iniciativas não apenas ampliam o conhecimento científico dos alunos, mas, também, despertam a curiosidade e incentivam a continuidade na exploração de temas relevantes para a comunidade. Através do Padlet criado para o compartilhamento, as escolas divulgam as ações realizadas, garantindo que todos os projetos sejam devidamente representados.
A subgerente de Desenvolvimento Curricular da Sedu, Jacqueline Medeiros, destaca que “com essas atividades, o ProInPAC reafirma seu papel essencial na educação pública, promovendo o engajamento dos estudantes em projetos que aliam teoria e prática, contribuindo para a transformação social e o desenvolvimento sustentável das comunidades”, disse.
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