07/11/2024 11h49

Estudantes do Ensino Médio noturno inovam com projetos no ProInPAC

 

As escolas da Rede Pública Estadual de ensino estão promovendo iniciativas inovadoras por meio do componente curricular Projeto de Intervenção e Pesquisa Aplicada à Comunidade (ProInPAC). Este componente, oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EaD), capacita os estudantes a aplicarem a metodologia científica na resolução de problemas em suas comunidades. Os resultados das pesquisas e intervenções acontecem neste mês de novembro e prometem trazer impactos significativos.

 

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, em Santa Maria de Jetibá, o projeto "Vozes do Passado, Ações para o Futuro" está em andamento sob a orientação da professora Viviane Egerte, com apoio interdisciplinar da professora Gizeli Ribeiro de Souza. Pesquisas de campo e entrevistas estão sendo realizadas pelos alunos e culminarão na criação de um mapa digital interativo para destacar os principais pontos turísticos.

 

Já na EEEM Menino Jesus, em Muniz Freire, os estudantes estão desenvolvendo o projeto "Micro-organismos no Ambiente Escolar". Orientados pelas professoras Joana D’Arc Viana Barra e Camila Souza dos Santos, os alunos exploram o mundo invisível dos micro-organismos. A experiência abrange desde a coleta de amostras em diferentes locais da escola até a observação do crescimento de culturas em laboratório, destacando a importância da higiene e limpeza.

 

Outro projeto de destaque é o "Alerta Epidemiológico Oropouche", realizado pelos alunos da EEEFM Atílio Vivácqua, sob a orientação da professora Kimberlly Matias da Silva. Motivados por um surto de dengue na região, os estudantes conduziram pesquisas de campo e desenvolveram ações de conscientização sobre a doença Oropouche, pouco conhecida, mas de grande preocupação.

 

Essas iniciativas não apenas ampliam o conhecimento científico dos alunos, mas, também, despertam a curiosidade e incentivam a continuidade na exploração de temas relevantes para a comunidade. Através do Padlet criado para o compartilhamento, as escolas divulgam as ações realizadas, garantindo que todos os projetos sejam devidamente representados.

 

A subgerente de Desenvolvimento Curricular da Sedu, Jacqueline Medeiros, destaca que “com essas atividades, o ProInPAC reafirma seu papel essencial na educação pública, promovendo o engajamento dos estudantes em projetos que aliam teoria e prática, contribuindo para a transformação social e o desenvolvimento sustentável das comunidades”, disse.

 

 

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