03/08/2021 11h26

Estudantes do Sistema Prisional de São Domingos participam de projeto sobre autoconhecimento

Os alunos do Sistema Prisional da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Domingos, localizada no município de mesmo nome, participaram do projeto “Autoconhecimento Para um Novo Mundo”.

A ação foi articulada pelo professor de Ciências, Fabrício Mello Frigini Teixeira, que contou com a participação das professoras Maria Aparecida Santana, Inês Gódio Zotele e Tamires Ferreira da Silva.

O objetivo do projeto foi aguçar o desejo pelo autoconhecimento, melhorando, assim, a aprendizagem e elevando a autoestima dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sistema Prisional.

“Os trabalhos relacionados ao projeto ‘Autoconhecimento Para Um Novo Mundo’, as excursões da roda da vida, observações em sala de aula, estudos de cada tópico, as palestras de cada professor designado por área, os relatos de experiência, além de estudar as realidades, constituem as técnicas mais interessantes e produtivas no ensino do autoconhecimento. O grande mérito do projeto é o conhecimento de si: mostrar como as coisas são na realidade, deixar o aluno perceber que tudo aquilo que ele está estudando é uma ferramenta ou recurso usado para trazer maior clareza do seu estado de vida atual e que tem algo a ver com a realidade, com o mundo onde vivemos”, destacou o professor Fabrício Mello Frigini Teixeira.

Um dos estudantes, que participou do projeto, disse: "Dentro dessa atividade em que foram abordados temas diversificados, consegui chegar a uma dimensão de aprendizagem que, no decorrer dos anos da minha vida, foram ofuscados por decisões e atitudes que foram tomadas de forma equivocada. Percebi valores que significam muito em minha vida e que acabei deixando para trás, mas agora tenho esperança em saber que nada está perdido e que, por meio de esforço, conseguirei trazer de volta o equilíbrio necessário".

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI