12/07/2023 13h53

Estudantes visitam Instituto Geográfico e Histórico de Alegre

Durante o passeio, os alunos desenvolveram pesquisas sobre o distrito de Rive, em Alegre.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Célia Teixeira do Carmo, localizada no município de Alegre, promoveu aos estudantes, nessa segunda-feira (10), uma visita ao Instituto Geográfico e Histórico de Alegre. A ação visou a proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e compreender a história do distrito de Rive, em Alegre.

Durante o passeio, entre outras atividades, os alunos realizaram pesquisa prévia sobre o distrito de Rive, em Alegre. Eles também assistiram a uma palestra ministrada pela coordenadora do Instituto Geográfico e Histórico de Alegre, Angela Maria Espinosa Bravo, que transmitiu informações sobre a fundação do distrito de Rive e da Escola Célia Teixeira do Carmo.

Após a visita, os alunos foram estimulados a produzir relatórios, apresentações em grupo e podcast com moradores antigos da comunidade, além da produção de vídeo sobre o passeio realizado.

“A ação foi de grande relevância, pois permitiu realizar uma aproximação com o cotidiano dos alunos, compreendendo e conhecendo o lugar que eles moram, além de considerar as comunidades onde esses sujeitos estão inseridos. A atividade foi o ponto de partida para uma compreensão mais ampla da realidade dos estudantes”, disse a professora de Geografia da escola, Camile Viana.

A aluna da 1ª série do Ensino Médio, Eduarda Lorenzoni, falou sobre a visita. “Desde o início, quando recebemos a proposta do projeto, fiquei empolgada em conhecer mais sobre a minha comunidade. Realizar pesquisas prévias me permitiu descobrir detalhes fascinantes sobre a história local e entender a importância desse conhecimento para a minha identidade”, disse.

Texto: Thiago Mozzer

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI