Fotografia é utilizada como ferramenta de ensino da Matemática
Em aula de campo na Praia de Castelhanos, em Anchieta, os estudantes aplicaram as técnicas de matemática.
Para desenvolver o conteúdo de geometria espacial com foco em perspectiva forçada, a professora da matemática Organdi Mangin Rovetta, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Antônio Duarte, localizada em Iconha, trabalha com fotografia. O objetivo é contextualizar o assunto com os alunos, que estão estudando a relação entre planos e proporções.
A convite da professora, o fotógrafo Eduardo Barreto conversou com os alunos e, em seguida realizou uma oficina prática com a turma, permitindo que eles desenvolvessem, por meio de fotos tiradas dos celulares, um olhar crítico na transmissão da mensagem através da imagem e a aplicação da técnica previamente desenvolvida.
Em outro momento, os estudantes participaram de uma aula prática de campo na Praia de Castelhanos, em Anchieta, desta vez em parceria com o professor de Biologia, João Paulo Petri Assunção. Na ocasião, os estudantes criaram um vídeo sobre espécies nativas, seus habitats e hábitos por meio da técnica matemática de perspectiva forçada.
Dando continuidade a esta ação, tendo em mão as imagens e vídeos produzidos, os alunos tiveram que elaborar uma explicação sobre a relação das duas disciplinas. A aluna Daiana da Silva Oliveira contou que as aulas permitiram observar que existe uma relação estabelecida entre matemática e biologia.
“Percebemos também relação com a geografia no relevo, vegetação e clima, com a filosofia, pois o grupo teve um olhar crítico ao produzir a foto, e sociologia, pois nós pudemos observar o comportamento da sociedade em relação a preservação da praia. Adoramos”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br