Manchetes de jornais são aliadas em aulas de português em Cachoeiro
Os alunos são orientados pela professora a refletirem sobre a estruturação e o sentido do texto.
Para tornar o estudo da Gramática mais atrativo, as aulas de Língua Portuguesa da Escola CEI Áttila Almeida Miranda, em Cachoeiro de Itapemirim, ganharam dinamismo por meio da análise de manchetes de matérias jornalísticas. A ideia é levar os alunos à reflexão acerca da língua e, assim, construir seu próprio conhecimento linguístico. O trabalho foi idealizado pela professora de língua portuguesa Sheila Cristina Trevisol Guimarães e envolveu as turmas da 2ª série do Ensino Médio.
A atividade teve início quando a equipe escolar percebeu a dificuldade dos alunos em entender os aspectos relacionados à sintaxe e à semântica. “O famoso decoreba não tem espaço nas aulas de língua portuguesa em nossa escola. Os estudos gramaticais não podem ter um fim em si mesmos, já que a gramática descontextualizada não ensina ninguém a falar, ler e escrever. Por isso, e para tornar o estudo gramatical mais significativo, os alunos são levados a pensar por meio de atividades metacognitivas”, destacou a professora.
Ao escolherem as manchetes, os alunos são orientados pela professora a refletirem sobre a estruturação sintática, bem como sobre o sentido a elas atribuído.
Os estudantes têm a oportunidade de propor duas novas versões para as manchetes: uma em que a sintaxe seja alterada, mas sem alteração semântica. Na outra, tanto sintaxe, quanto semântica deveriam ser modificadas. “Os alunos interagiram bastante e tiveram a oportunidade de refletir sobre as construções apresentadas”, disse a educadora.
Texto: Geiza Ardiçon
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