21/11/2024 11h33

‘Meninas fazem Ciência no INMA’: alunas de Santa Teresa visitam Instituto Nacional da Mata Atlântica

Por meio da disciplina eletiva "Mais Girl, Mais Power", as estudantes se inspiram em mulheres cientistas.

Nessa segunda-feira (18), estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Pinto Coelho, localizada em Santa Teresa, realizaram uma visita técnica ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), também situado no município de Santa Teresa, para o evento "Meninas fazem Ciência no INMA".

O objetivo principal da atividade foi encorajar as estudantes a explorar carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). No INMA, as alunas tiveram a oportunidade de visitar espaços especializados, como o Herbário, a seção de Zoologia e o Arquivo de História. Elas conheceram de perto os trabalhos conduzidos por mulheres cientistas, como Alyne Gonçalves, Juliana Lazzarotto, Juliana Paulo, Karla Faria, Laura Braga, Nara Mota, Rachel Montesinos, Raiane Sousa, Samara Querubim, Silene Montibeller e Tainá Nogueira.

A professora de Biologia Silvana Biasutti Lima destacou a importância do projeto. “O evento ‘Meninas que fazem Ciência no INMA’, unido à nossa eletiva, foi uma oportunidade ímpar para as nossas estudantes tenham a experiência do que é ser uma mulher pesquisadora”, afirmou. A iniciativa visou não apenas proporcionar uma visita ao museu, mas também inspirar futuras cientistas e formar cidadãs críticas e participativas.

Emanuelle dos Santos Sigler Gomes, estudante da 3ª série do Ensino Médio, compartilhou suas impressões sobre a experiência: "foi um momento de troca de experiências e vivências. Conversando com outras meninas, percebi que foi muito importante, especialmente para aquelas que já tinham uma inclinação para biologia ou medicina veterinária. Para as demais, foi um momento de descontração e aprendizado".

Ela também mencionou que as cientistas que conheceu serviram como exemplos de superação e motivação. “Apesar dos desafios enfrentados pelas mulheres, elas merecem reconhecimento e prestígio”, disse.

A visita técnica foi uma oportunidade para as jovens se aprofundarem no universo da ciência e vislumbrarem um futuro no campo científico. Por meio da interação com profissionais da área e da imersão em um ambiente de pesquisa, as estudantes puderam perceber que a ciência é um espaço acessível a todos e que elas também podem contribuir significativamente nesse campo.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI